Comprar uma casa é a maior aquisição que a maioria das pessoas fará em suas vidas e, embora o processo seja empolgante, também é complexo. Se não tiver cuidado, você pode acabar gastando mais do que pretendia ou adquirindo uma casa que realmente não pode pagar.
As 12 Táticas Imobiliárias que faz Aumentar Gasto
Ignorando Estigmas Potenciais
Uma propriedade estigmatizada é aquela associada a um evento negativo, como um assassinato, rumores de assombrações ou atividades criminais. Essas casas carregam um estigma que frequentemente afasta locatários e compradores. As leis estaduais variam quanto à obrigatoriedade do vendedor em divulgar um estigma. Se você não está ciente do que aconteceu na casa — e seu corretor de imóveis não divulga a informação — você pode acabar pagando mais pela casa do que qualquer outra pessoa pagaria.
A Contraproposta Pelo Preço Cheio
Você encontrou a casa dos seus sonhos e fez uma oferta respeitável (dentro de 5% do preço pedido). Você espera que os vendedores façam uma contraproposta em algum ponto intermediário entre os dois valores. No entanto, se a casa foi listada recentemente, o agente do vendedor pode aconselhá-los a responder com o preço total pedido. Isso coloca você em uma situação difícil.
Você pode tentar fazer outra contraproposta com um valor mais próximo do preço pedido, ou pode concordar em pagar o preço total. De qualquer forma, é provável que você acabe gastando mais do que planejava.
Descrições Criativas
Profissionais do ramo imobiliário são mestres em linguagem de marketing, tudo projetado para fazer você ver uma propriedade sob uma luz positiva e, assim, fazer uma oferta. Por exemplo, quando um agente diz que o jardim tem árvores maduras, isso pode significar que as árvores são velhas e precisam de poda imediata para evitar que galhos caiam no telhado.
Quando ele diz que a casa tem grande potencial, muitas vezes significa que você precisará gastar muito com reparos e reformas para torná-la habitável. Mantenha-se atento e confie nos seus próprios instintos.
No Estado em Que Se Encontra
Quando uma casa apresenta defeitos físicos que não passam por uma inspeção estrutural, mecânica ou de cupins, ela geralmente é listada “como está”. Isso significa que o vendedor não oferece nenhuma garantia sobre o estado da casa. No mundo imobiliário, este é um último esforço para vender uma casa que já viu dias melhores. A menos que você seja um especialista em reformas, poderá facilmente gastar mais na casa do que ela vale.
Venda em leilão
Algumas casas nunca fazem o serviço de listagem múltipla. Eles podem ser vendidos como parte de um patrimônio porque foram executados ou porque foram apreendidos por falta de pagamento de impostos. Seja qual for o motivo, essas casas são vendidas em leilão. É um cenário de alto risco porque se você vencer a guerra de lances, a casa será imediatamente sua responsabilidade.
Você não pode reconsiderar. Em alguns casos, os potenciais licitantes nem sequer conseguem inspecionar a propriedade antes de comprar.
Exibições seletivas
Um agente recebe uma comissão quando uma casa é vendida, mas a comissão é dividida entre a agência de listagem e a agência de venda. A maioria das comissões varia de 5 a 7% do preço de venda, mas não todas. Alguns agentes cobram uma comissão de 2 ou 3% quando listam uma casa.
Se o seu corretor de imóveis não estiver mostrando todas as casas na sua faixa de preço, pode ser porque ele deseja que você se concentre nas casas onde receberá uma comissão mais alta. Numa nota positiva, a maioria dos agentes não fará isso.
Venda adicional
É uma tática comum e pode custar muito dinheiro. Upsell é a prática de mostrar aos clientes casas que estão um pouco acima de sua faixa de preço. Seu agente pode achar que você está subestimando seu orçamento, então ela pode encorajá-lo a procurar casas mais caras.
Ela pode lhe dizer que uma casa mais cara aumentará o pagamento da hipoteca em apenas algumas centenas de dólares por mês. Não se deixe convencer a gastar demais. Trabalhe com seu credor para estabelecer uma faixa de preço e cumpra-a.
Ofertas competitivas
Se você está comprando uma casa em um mercado aquecido, não é incomum entrar em uma guerra de lances, mas se uma casa estiver no mercado há mais de alguns meses e o corretor lhe disser que outra pessoa acabou de fazer uma oferta, seja suspeito.
Esta pode ser uma tática destinada a encorajá-lo a fazer uma oferta mais alta do que normalmente faria. Por outro lado, pode ser verdade, então faça sua oferta com base na sua faixa de preço e no quanto você deseja a casa.
Manipulando composições de vendas
Quando uma casa é listada, o agente de listagem geralmente compila uma análise de mercado para comparar a casa listada com casas próximas de valor semelhante que foram vendidas recentemente.
Esta é uma boa forma de estimar o eventual preço de venda da casa, mas o corretor pode manipular as casas de comparação (comps) para fazer com que a casa listada pareça valer mais do que realmente vale. A melhor forma de estabelecer valor é fazer com que a casa seja avaliada por um avaliador certificado.
Vendendo o bairro
Seu corretor de imóveis pode lhe dizer que “localização, localização, localização” é o fator mais importante na compra de uma casa. Embora seja verdade que a localização é muito importante, se você comprar uma casa que não pode pagar só porque ama o bairro, poderá acabar se arrependendo. Certifique-se de que seu corretor saiba que você está procurando a casa perfeita, não apenas o bairro perfeito.
Veja mais em: Plataformas de IA que você deve usar em 2024.
Levando você para passear na cidade
Se você estiver comprando uma casa em um novo condomínio, alguns agentes irão jantar e beber vinho para você e lhe proporcionar ótimos momentos. Eles sabem que, ao estabelecer um relacionamento amigável, será mais provável que você compre uma casa deles. Não recuse a oferta deles – vocês podem acabar se tornando bons amigos – mas não deixe que a gentileza do corretor faça você se sentir em dívida por comprar uma casa que não quer ou não pode pagar.
Leia mais em: Dicas e técnicas de vendas imobiliárias.
Tempo de contagem curto
As casas raramente são vendidas pelo preço inicial pedido. Você faz uma oferta, o vendedor rebate e então você aceita o acordo ou faz outra contraproposta. Quando você faz um lance para uma casa e o vendedor conta, geralmente você tem alguns dias para considerar a nova oferta do vendedor. Se o agente do vendedor lhe der apenas algumas horas para contra-atacar, entretanto, é uma estratégia para forçá-lo. Você pode evitar tomar uma decisão emocional no calor do momento, decidindo antecipadamente o preço de oferta máximo e cumprindo-o.
Especialista em Inteligência Artificial.
Mentor do G4 Educação, Professor de IA da ESPM e Diretor na Nalk
Entre para a melhor formação de IA na prática do Brasil, faça parte do VIVER DE IA.