Aprenda tudo usando engenharia reversa

aprenda tudo usando engenharia reversa
Aprenda tudo usando engenharia reversa e ganhe mais conhecimento com nossos saiba mais.

Compartilhe esse post

Ao longo da nossa vida, ouvimos duas histórias importantes sobre como os melhores desempenhos, como Simone Biles, Steve Jobs e Barack Obama, alcançam os níveis mais elevados.

A primeira história é que a grandeza vem do talento. De acordo com esta visão, todos nascemos com certas forças inatas. Aqueles que estão no topo de seu jogo conseguem descobrir um talento interior e combiná-lo com uma profissão que lhes permite brilhar.

Leia e aprenda tudo usando engenharia reversa

A segunda história é que a grandeza vem da prática. Dessa perspectiva, o talento só leva você até certo ponto. O que realmente importa é um regime de prática eficaz e a disposição para trabalhar muito.

Há, no entanto, uma terceira história sobre grandeza, que é surpreendentemente comum entre ícones de uma ampla variedade de campos – desde artistas e atletas inovadores até inventores e empreendedores de sucesso.

É chamado de engenharia reversa.

Fazer engenharia reversa é olhar além do que é evidente na superfície e encontrar uma estrutura oculta – que revela como um objeto ou ideia foi projetado e, mais importante, como ele pode ser recriado. É a capacidade de saborear um prato inebriante e deduzir sua receita, de ouvir uma bela música e discernir sua progressão de acordes, de assistir a um filme de terror e compreender seu arco narrativo.

No Vale do Silício, a engenharia reversa é bem conhecida. Há uma longa história de programadores desconstruindo produtos vencedores para aprender como são feitos. Foi assim que nasceram invenções como o computador pessoal, o laptop e o iPhone.

O que é menos conhecido é que a engenharia reversa também explica como escritores como Stephen King e Malcolm Gladwell aprenderam a escrever, como pintores como Mary Cassatt e Claude Monet se tornaram artistas inovadores e como as indústrias automotiva e farmacêutica alcançaram avanços que salvaram vidas ao longo dos anos. Década passada.

A engenharia reversa é uma abordagem que assume muitas formas, todas envolvendo a busca por pistas que revelem como um objeto pode ser reproduzido.

aprenda tudo usando engenharia reversa


No mundo da escrita, os autores de não-ficção recorrem à bibliografia no final de um livro para identificar as fontes que contribuíram para a sua construção. No mundo da culinária, os chefs pedem pratos “para viagem” para que possam espalhar molhos complexos em um prato branco e analisar os ingredientes.

Os fotógrafos examinam as imagens em busca de pistas, incluindo reflexos nos olhos do sujeito e o comprimento das sombras, para determinar a localização de uma fonte de luz e a hora do dia.

Mas não são apenas as artes. A engenharia reversa pode facilitar a aquisição de competências em qualquer área e é especialmente útil para trabalhadores do conhecimento cujo sucesso depende da sua capacidade de aprender rapidamente e de se adaptar a áreas em rápida evolução.

Então como você faz isso?

Aqui estão três etapas práticas que você pode usar para aprimorar suas habilidades por meio de engenharia reversa de trabalhos excepcionais em sua área.

Torne-se um colecionador.
O primeiro passo para aprender através da engenharia reversa é iniciar uma coleção de exemplos notáveis que valem a pena analisar. Quando pensamos em coleções, tendemos a pensar em objetos físicos, como obras de arte, vinhos ou selos. Essa definição é demasiado estreita. Redatores coletam manchetes, designers coletam logotipos e consultores coletam apresentações. Profissionais que trabalham podem coletar e-mails bem elaborados, memorandos persuasivos ou propostas vencedoras.

Localize a diferença.
Para aprender com exemplos extraordinários, você precisa identificar o que os torna únicos. Uma variedade de estratégias pode ajudar, mas a mais simples é uma versão do antigo jogo infantil, Descubra as Diferenças. Ao comparar as obras excepcionais da sua coleção com as obras comuns que você optou por não incluir, você pode identificar ingredientes críticos que as tornam distintas.

banner ebook 20 empresas

Pontue seu desempenho.
Depois de identificar quais características específicas as obras de sua coleção têm em comum, você poderá desenvolver métricas que o ajudem a avaliar seu próprio desempenho ao tentar recriá-las.

Por exemplo, vamos fingir que você está tentando construir sua marca pessoal e deseja começar construindo um portfólio online excelente. Você coletou vários sites atraentes e concluiu que eles tendem a apresentar títulos curtos e contundentes e muitas imagens vívidas.

aprenda tudo usando engenharia reversa


Ao desenvolver métricas para esses dois recursos (contagem de palavras no título e número de imagens vívidas), você pode acompanhar até que ponto seu próprio site inclui os recursos importantes que você considerou vitais para criar uma experiência envolvente para os visitantes.

Estudo de caso: como fazer engenharia reversa de um e-mail de cliente atraente
Agora, vamos detalhar isso ainda mais com um exemplo do mundo real. Digamos que você esteja redigindo um e-mail de divulgação para um cliente que ainda não assinou um contrato importante.

Você precisa que este contrato seja finalizado rapidamente. Você espera solicitar que seu cliente assine, mas deseja fazê-lo de uma forma que não pareça agressiva ou desesperada. Na verdade, se possível, você gostaria que seu e-mail fortalecesse seu relacionamento.

Felizmente, você coletou alguns e-mails de clientes bem escritos e acordos uma série de recursos importantes para desenvolver. Você deduziu que seu e-mail deveria incluir:

  • Uma vaga não relacionada ao trabalho, de preferência sobre um tópico sobre o qual você e seu cliente já se relacionaram no passado
  • Uma breve menção da ação que você precisa que seu cliente execute
  • Uma justificativa que explica que agir rapidamente irá beneficiá-los
  • Novas informações que seu cliente provavelmente achará valiosas, como um artigo ou um insight que você está trabalhando para atingir objetivos comuns

Um fechamento que expressa entusiasmo pelo relacionamento ou pela resposta do seu cliente
Escusado será dizer que esses recursos específicos não serão protegidos para todos os e-mails ou clientes. Mas vamos supor por enquanto que esses são os ingredientes que você considera essenciais para um “Onde está aquilo que você me prometeu?” e-mail.

A próxima etapa envolve transformar cada elemento de sua lista em um item pontuado.

Esta é uma maneira de fazer isso. Depois de redigir seu e-mail, você terá seu rascunho avaliando seu desempenho. Avalie cada uma das características acima em uma escala de 1 (baixo) a 7 (alto).

O simples ato de autoavaliar seu rascunho fornece feedback instantâneo sobre seu desempenho e alerta sobre recursos que podem ser melhorados. Uma pontuação inferior a 7 é instrutiva; indica exatamente o que você precisa ajustar antes de enviar.

aprenda tudo usando engenharia reversa


Veja mais em: O que é engenharia reversa?

Ao aplicar essas três estratégias (coletar, analisar e pontuar), todos temos o potencial de desenvolver nossas habilidades, elevar nosso desempenho e entregar um trabalho mais impactante.

Leia mais em: Qual é o propósito da engenharia reversa?

Se você deseja chegar ao topo em sua profissão, é vital ficar por dentro das novas inovações e tendências do setor. Não importa qual seja a sua área, ter uma abordagem sistemática para aprender com exemplos extraordinários é essencial para progredir.

Inscreva-se na Newsletter
DOSE DIÁRIA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

E receba atualizações sobre IA todo dia no seu e-mail

Subscription Form

Mais para explorar

Lucrando com soluções de IA
Inteligência Artificial

Lucrando com soluções de IA

Entenda como as pessoas estão Lucrando com soluções de IA e ganhe mais conhecimento com nossos saiba mais.

Aprenda a criar soluções comIA, mesmo sem saber programar e começando do zero.

Conheça O PLANO 10K com IA em uma aula gratuita que vai acontecer no dia 21/03