Casos de uso de IA no setor imobiliário

Casos de uso de IA no setor imobiliário
Leia sobre os Casos de uso de IA no setor imobiliário e ganhe mais conhecimento com nossos saiba mais.

Compartilhe esse post

Se você chegou aqui se perguntando como a Inteligência Artificial (IA) está transformando o mercado imobiliário, você está no lugar certo. Notei que muita gente ainda enxerga a IA como algo futurista, que só vai fazer diferença daqui a alguns anos.

Quais são os Casos de uso de IA no setor imobiliário

Mas a realidade é outra: a IA já está aqui, e está revolucionando o modo como compramos, vendemos e gerenciamos propriedades.

Para dar uma ideia, a implementação de chatbots inteligentes para atendimento ao cliente já aumentou a eficiência e reduziu custos em diversas imobiliárias. E isso é apenas a ponta do iceberg. Hoje, algoritmos de aprendizado de máquina ajudam na avaliação precisa de imóveis, enquanto a análise de dados torna a busca pela casa dos sonhos muito mais rápida e certeira.

Neste artigo, vou te mostrar, em detalhes, os casos de uso mais inovadores e eficazes de IA no setor imobiliário. Acredite, essa é uma conversa que você não vai querer perder se estiver interessado em potencializar seus resultados na área.

O mesmo acontecerá com qualquer pessoa que já tenha interagido com um chatbot. Você pode não ter percebido que o simpático representante de atendimento ao cliente com quem está conversando ao vivo não é na verdade uma pessoa.

A chave é esta. Sempre haverá inteligência artificial. Isso vale para os setores imobiliário, de construção e de tecnologia. Assim, os profissionais futuros e atuais devem preparar-se para um setor onde a automação da IA é o padrão.

Casos de uso de IA no setor imobiliário


A inteligência artificial está a fazer incursões no setor imobiliário, com os corretores de imóveis incorporando algoritmos e pipelines de dados em seus processos de tomada de decisão. Para qual finalidade? Leia!

IA no setor imobiliário

Embora “inteligência artificial” pareça legal, o que isso significa? IA é um ramo da ciência da computação que utiliza algoritmos inteligentes para processar grandes quantidades de dados, permitindo ao software reconhecer padrões lógicos que podem ser aplicados a diversas tarefas. A inteligência artificial nem sempre imita a mente humana. A IA tem um desempenho significativamente melhor do que o pensamento humano.

A IA no setor imobiliário serve a diversos propósitos. Um exemplo típico é encontrar para um cliente uma casa adequada para comprar ou uma hipoteca. Algoritmos inteligentes encontram rapidamente a casa ideal para um cliente, examinando várias entradas de dados, como preço da propriedade, localização, taxa de criminalidade local, histórico de dívidas, etc.

Obviamente, o exemplo acima não é a única forma como a inteligência artificial é usada no setor imobiliário. É por isso que gostaríamos de compartilhar alguns casos adicionais com você.

Casos de uso de IA no setor imobiliário
Existem vários exemplos de como as empresas imobiliárias utilizam a inteligência artificial para aumentar a sua competitividade e eficiência. Vamos examinar os casos de uso mais populares de IA no setor imobiliário.

Pesquisa de propriedades

Usar vários serviços de listagem (MLS) para navegar no mercado imobiliário tornou-se uma tarefa óbvia na era da Internet. Os compradores de casas podem escolher uma propriedade especificando suas preferências de localização, metragem quadrada, preço e projeto de construção. Mesmo estas especificações não proporcionam respostas imediatas aos clientes, pelo que estes devem despender um tempo considerável na procura de uma casa que satisfaça todas as expectativas.

Zillow desenvolveu um método para tornar as pesquisas residenciais rápidas e fáceis. A empresa coleta e processa todas as preferências dos clientes usando algoritmos de IA para mostrar apenas as casas que atendem aos requisitos do cliente. Os clientes podem encontrar rapidamente o imóvel certo porque o sistema de recomendação inteligente exibe apenas as ofertas de venda mais relevantes.

Geração de leads

Embora encontrar o apartamento perfeito seja a principal fonte de frustração para os compradores de casas, chegar a grupos relevantes de clientes é responsabilidade dos agentes imobiliários.

⦁ Em primeiro lugar, um agente deve identificar os clientes que estão prontos para comprar uma casa. Muitos visitantes dos sites da MLS estão apenas dando uma olhada e não têm planos de comprar uma casa tão cedo.

⦁ Em segundo lugar, como um corretor de imóveis pode se especializar em um tipo específico de propriedade, pode ser difícil identificar grupos de clientes com base na localização, disposição a pagar ou preferências de propriedade.

A Compass emprega inteligência artificial para corretores imobiliários, que auxilia os corretores de imóveis na qualificação de leads com base em critérios personalizados. O Compass inclui um CRM (Customer Relationship Management) com tecnologia de IA que notifica os agentes imobiliários quando clientes em potencial estão ativos na plataforma MLS ou em qualquer outro site de busca de propriedades. Os corretores de imóveis podem rastrear o comportamento dos clientes dessa maneira e planejar suas ações de acordo.

Investimento e Marketing

É natural que os investidores imobiliários se esforcem para obter o maior retorno sobre o investimento (ROI) possível. O investimento imobiliário envolve a análise de demonstrações financeiras para tomar decisões informadas.

Os investidores imobiliários devem estar cientes da eficácia dos riscos, benefícios e alavancagem financeira para tomar decisões acertadas. Além disso, o mercado imobiliário permanece volátil devido à pandemia do coronavírus, pelo que os investidores imobiliários devem ter extrema cautela ao tomarem decisões financeiras.

Casos de uso de IA no setor imobiliário


A solução Evra da GeoPhy fornece avaliação imobiliária usando uma abordagem de inteligência artificial. O software prevê a mudança de preço e a taxa de capitalização de uma propriedade usando múltiplas fontes de dados.

Além disso, a solução analisa e compara vários fatores que influenciam o valor do ativo, exibindo tendências de dados de mercado num painel. Independentemente do que o futuro do mercado imobiliário reserva para os seus negócios, a análise preditiva baseada em IA ajuda significativamente os investidores imobiliários a tomar decisões mais informadas e a responder às tendências do mercado.

Gerenciamento de espaço de trabalho

Muitas empresas estão procurando maneiras de melhorar seu desempenho. Um exemplo de como as empresas podem fazer isso é através da utilização inteligente do espaço de trabalho. De acordo com a pesquisa da JLL, 40% do espaço de escritórios/propriedades comerciais está subutilizado, o que implica que uma empresa parece estar a desperdiçar muito dinheiro ao alugar um escritório maior.

A solução de inteligência artificial Tririga da IBM é usada para usar melhor o escritório/espaço de trabalho. O software coleta dados de sensores inteligentes e pontos de acesso Wi-Fi para saber como os funcionários interagem com seu espaço de trabalho. Todas as análises são apresentadas num formato simples e direto, permitindo aos gestores de escritório reduzir significativamente o desperdício de escritório.

Planejamento de Projeto de Construção

Embora comprar um imóvel seja difícil, construir um é ainda mais difícil. As construtoras estão constantemente expostas a diversos riscos associados aos projetos de incorporação imobiliária.

Os excessos de recursos, as restrições orçamentais ou mesmo factores ambientais imprevisíveis perturbam frequentemente os projectos de construção e responsabilizam os empreiteiros pelos resultados previsíveis. Por estas razões, as empresas de construção desejam a capacidade de antecipar potenciais problemas do projeto.

Não deveria ser surpresa que a inteligência artificial possa fornecer uma solução para estes problemas. Doxel é uma solução alimentada por IA que rastreia os elementos construídos do ativo e estima o valor agregado de cada componente usando sensores autônomos.

O software pode exibir todo o canteiro de obras em 3D, fornecer dados de andamento do projeto e mostrar como ficará a construção após atingir um marco específico. A solução promete reduzir os custos operacionais em quase 11% e aumentar a produtividade das equipes de construção em 38%.

Gerenciamento de transações

Escusado será dizer que as imobiliárias pretendem facilitar ao máximo a vida dos seus clientes, principalmente no que diz respeito a documentação e transações. Os clientes estão preocupados se podem comprar/vender uma casa a um preço razoável, se a taxa de juros da hipoteca é razoável e se quaisquer questões legais irão interferir no processo de compra. Com tantas opções disponíveis para os compradores de casas (como escolher entre empréstimos FHA patrocinados pelo governo e empréstimos convencionais, quando fixar uma taxa e assim por diante), as questões técnicas devem ser a última coisa em que pensam.

Quando uma imobiliária hipoteca uma casa, o cliente deve ter condições de saldar a dívida. Também é necessária uma avaliação da situação financeira do cliente.

Click.AI é um serviço de subscrição automatizado que permite que imobiliárias assinem dez vezes mais negócios que seus concorrentes. Para reduzir o tempo gasto em tarefas repetitivas, os algoritmos de IA automatizam o arquivamento de documentação, cálculos financeiros e avaliação do fluxo de caixa do cliente. Além disso, a automatização dessas tarefas garante que nem a imobiliária nem os clientes enfrentem erros ou riscos durante a transação.

Benefícios da IA no setor imobiliário
O uso de IA no setor imobiliário provou ser benéfico. Com a automatização dos processos de negócio e a melhoria da análise de mercado, os seguintes benefícios da IA no setor imobiliário tornaram-se claros:

banner ebook 20 empresas

Redução de erros

Os humanos sempre foram propensos a cometer erros. Os algoritmos inteligentes, por outro lado, não cometem erros. Eles não podem se cansar ou ignorar detalhes como os humanos. Assim, com o treinamento adequado do modelo de IA, você pode obter quase todas as informações imobiliárias que desejar.

Excelente análise

É necessária pesquisa para produzir um projeto de construção ou mostrar algumas casas a clientes em potencial. Você deve conduzir pesquisas sólidas para apresentá-las às partes interessadas. Além disso, nem todas as informações podem ser divulgadas de forma fácil e rápida. No entanto, este não é o caso da inteligência artificial no setor imobiliário. Algoritmos inteligentes podem ajudá-lo a descobrir onde construir casas, o que seus principais usuários desejam e como oferecer melhores serviços de recomendação. A análise só beneficiará os agentes neste caso. Além disso:

⦁ Muito trabalho manual é automatizado pela IA.

⦁ A IA melhora os sistemas de segurança e proteção contra incêndio.

⦁ AI prevê o valor do imóvel.

⦁ A IA torna os edifícios 100% mais atraentes para os compradores.

Transações fáceis

A inteligência artificial detecta erros em qualquer documentação imobiliária. Os agentes trabalham com esses documentos diariamente. É por isso que é fundamental empregar IA nesta situação. Os resultados são mais precisos e mais consumidores-chave podem estar envolvidos. Além disso, o setor imobiliário lida diariamente com uma grande quantidade de dados. Assim, na medida do possível, a IA pode tornar o processo mais seguro e melhor.

Operações 24 horas por dia, 7 dias por semana

Ao contrário dos humanos, a IA pode funcionar a qualquer hora do dia ou da noite sem necessidade de descanso. Essa é a sua principal vantagem. Você não pode obrigar o agente imobiliário a atendê-lo fora do horário de trabalho. No entanto, você pode usar inteligência artificial. Dê uma tarefa aos algoritmos e eles a completarão e aprenderão com os resultados. É assim que você pode economizar tempo e dinheiro e ao mesmo tempo agradar seus clientes em potencial.

Start-ups usando IA no setor imobiliário
Compilamos uma lista de 4 empresas que usam IA e bots para transformar o setor imobiliário.

CasaCanário

Localização: Boulder, CO

Como está usando IA? Para os compradores de casas, a HouseCanary oferece clareza incomparável por meio de produtos e tecnologia de ponta. Para ajudar os clientes na tomada de decisões informadas sobre propriedades de interesse, a empresa fornece uma coleção considerável de ferramentas, informações e atualizações. As pessoas podem navegar no mercado imobiliário residencial e escolher a casa ideal se tiverem acesso a informações atualizadas sobre imóveis e pesquisas personalizadas.

Redfin

Localização: Seattle

Como está usando IA? Na Redfin, a inteligência artificial complementa essencialmente os agentes humanos, assumindo algumas facetas do seu trabalho que exigem muita mão-de-obra. Com a ajuda de uma ferramenta de combinação de IA, Redfin automatizou a elaboração de recomendações de propriedades. Os dados sugerem que os utilizadores clicam nas sugestões do matchmaker com mais frequência do que nas casas que correspondem aos seus critérios de pesquisa, indicando que estão mais em sintonia com as suas preferências do que eles próprios.

Cherre

Local: Cidade de Nova York

Como está usando IA? CoreData, uma plataforma SaaS alimentada por IA da Cherre, compila e indexa de forma inteligente dados imobiliários de dezenas de milhares de fontes, incluindo silos de dados internos. CoreData, baseado nas plataformas de negociação de alta frequência utilizadas no setor financeiro, incorpora e aprende com dados em tempo real, transferindo insights de todos os dados do usuário para os dados do usuário de cada indivíduo.

Casas divididas

Local: São Francisco

Como está usando IA? A IA é usada pela Divvy Homes para adaptar a solicitação de cada candidato a uma hipoteca de aluguel próprio. O formulário de candidatura adapta-se dinamicamente à situação financeira descrita do cliente, acrescentando questões adicionais de esclarecimento e eliminando as desnecessárias. Os cálculos de subscrição, que levam minutos no Divvy, mas podem levar uma semana com os credores tradicionais, também são acelerados pela inteligência artificial.

Desafios da IA no setor imobiliário
A inteligência artificial no setor imobiliário apresenta desafios significativos, mas não são inatingíveis.

⦁ Primeiro, a IA funciona bem em qualquer setor quando pode aprender por conta própria. É necessário um especialista em IA para desenvolver soluções com capacidade de aprendizagem automatizada para permitir funções automatizadas de IA. Felizmente, este problema pode ser resolvido por uma equipe qualificada de especialistas!

⦁ Em segundo lugar, as ferramentas de IA devem ser utilizadas de acordo com a lei, tendo a segurança dos dados como prioridade máxima. A proteção de dados contra hackers em potencial é uma das questões mais desafiadoras enfrentadas pela inteligência artificial e pelo setor imobiliário. É uma grande responsabilidade lidar com as informações pessoais de milhares de clientes imobiliários. No entanto, muitos especialistas em IA estão a desenvolver novas abordagens para a segurança de dados contra o crime cibernético.

⦁ Finalmente, a escassez de dados é um desafio significativo ao empregar IA no setor imobiliário. A qualidade dos algoritmos de IA depende fortemente dos dados que recebem e usam para gerar resultados suficientes. Ter grandes quantidades de dados e alta qualidade permite que seu software de IA tome melhores decisões. A principal questão surge quando os conjuntos de dados disponíveis são insuficientemente diversificados. Por exemplo, informações sobre propriedades privadas e comerciais, perfis de edifícios, histórico de vendas, aluguéis, inquilinos e contratos de locação. No entanto, práticas avançadas de mineração de dados podem ajudar o setor imobiliário a superar o desafio da escassez de dados.

Veja mais em: Como a inteligência artificial vai transformar o mercado imobiliário.

Vamos resumir as coisas! A IA está transformando os negócios em todo o mundo e o setor imobiliário não é exceção. Proprietários de propriedades, investidores, revendedores e clientes se beneficiam das habilidades inteligentes de tomada de decisões dos algoritmos de IA. Nada é impossível no setor imobiliário totalmente digitalizado, desde transações automatizadas até visualizações virtuais de propriedades.

Casos de uso de IA no setor imobiliário


O uso de IA no setor imobiliário reduz os custos de gestão de propriedades para metade do seu valor original e oferece uma vantagem competitiva. No entanto, os riscos de cibersegurança são uma ameaça constante que só será abordada através de inovação inteligente. A chave é aderir às regulamentações legais relacionadas à IA e ficar atento às iniciativas de segurança de dados.

Leia mais em: Como a IA está mudando a avaliação imobiliária.

Você está pronto para aumentar seu retorno sobre o investimento (ROI) com algoritmos avançados de inteligência artificial (IA)?

Inscreva-se na Newsletter

Seja atualizado sobre tudo que acontece no mercado imobiliário

Subscription Form

Mais para explorar

Lucrando com soluções de IA
Inteligência Artificial

Lucrando com soluções de IA

Entenda como as pessoas estão Lucrando com soluções de IA e ganhe mais conhecimento com nossos saiba mais.

Quer ter mais resultados no Mercado Imobiliário com a ajuda da Inteligência Artificial?

Conheça o método MILAGRE.AI

rafael milagre bio