Como a Inteligência Artificial está Mudando o Mercado Imobiliário

Compartilhe esse post


Quando se pensa em inteligência artificial (IA), provavelmente não se associa a IA ao setor imobiliário. Afinal, o mercado imobiliário tradicionalmente tem sido lento para inovar, com a maioria das transações ainda sendo feitas por meio de corretores e proprietários independentes, mesmo com os fundos de investimento imobiliário (REITs) sendo os principais players.

No entanto, assim como grande parte do mundo dos negócios, a indústria imobiliária está adotando o poder da inteligência artificial (IA), o que tem implicações tanto para o mercado imobiliário comercial quanto residencial.

Qualquer negócio que envolva dados é um bom alvo para inteligência artificial, e o setor imobiliário possui muitos dados. Avaliações e estimativas costumavam se basear em comparações de vizinhança e opinião humana, mas algoritmos baseados em IA estão cada vez mais sendo usados para gerar essas estimativas.

Até mesmo a IA generativa agora desempenha um papel na criação de modelos tridimensionais de propriedades, para que compradores em potencial possam usar qualquer dispositivo conectado, como smartphone ou tablet, para ter uma ideia de como elas são. Essa tecnologia ganhou popularidade durante a pandemia, quando os vendedores relutavam em receber compradores em suas casas, e continuou a crescer.

Por fim, a IA também desempenha um papel em dispositivos residenciais inteligentes, como termostatos, iluminação, câmeras e dispositivos de monitoramento, para manter os proprietários informados sobre problemas que precisam de atenção, como vazamentos de encanamento.

Nesta análise sobre IA no setor imobiliário, exploraremos como essa nova tecnologia está mudando a indústria imobiliária e alguns exemplos de IA no setor imobiliário.

Compreendendo a inteligência artificial

A inteligência artificial é geralmente entendida como a capacidade de computadores e máquinas lidarem com tarefas que exigem inteligência humana.

A aprendizagem de máquina, que é uma das aplicações mais comuns da IA, envolve treinar máquinas com grandes volumes de dados para reconhecer padrões, analisar informações e executar previsões e algoritmos.

Essas aplicações são comuns no setor imobiliário.

De forma mais ampla, a tecnologia de inteligência artificial inclui visão computacional em setores como veículos autônomos, além de robótica, redes neurais, reconhecimento de voz e processamento de linguagem natural.

Continue lendo para ver cinco maneiras como a IA é usada no mercado imobiliário.

5 usos da IA no setor imobiliário

1 – Análise Preditiva

Quando você vê uma estimativa do valor de uma propriedade, geralmente é baseada em análises preditivas da inteligência artificial.

A Zillow, principal plataforma imobiliária online, usa IA para seus “Zestimates”, ou seja, as estimativas proprietárias de avaliação que oferece, além de recomendações personalizadas, plantas e fotos.

A concorrente Redfin também utiliza IA para estimativas semelhantes e firmou parceria com a OpenAI, criadora do ChatGPT, para um plugin de busca baseado em chat que ajuda os pesquisadores a encontrar a casa certa para eles.

A previsão é importante, especialmente ao investir em imóveis comerciais. Investidores, agências e economistas usam IA para prever para onde o mercado imobiliário está caminhando, buscando obter vantagem sobre a concorrência e comprar pelo preço certo.

2 – Modelagem 3D

As representações visuais se tornaram cada vez mais importantes no mercado imobiliário, e é uma das várias indústrias que estão se beneficiando dos “gêmeos digitais”, ou seja, imagens computadorizadas baseadas em IA que permitem aos usuários explorar um espaço digitalmente.

A Matterport é uma das líderes nessa tecnologia. Ela cria tours virtuais em 3D de propriedades, permitindo que potenciais compradores explorem uma propriedade usando realidade aumentada e outros recursos antes de visitá-la pessoalmente.

banner ebook 20 empresas

Essa tecnologia ajuda a aumentar o número de potenciais compradores, pois qualquer pessoa com um dispositivo conectado pode ter uma boa visualização da propriedade. Também ajuda compradores, vendedores e agentes a economizar dinheiro, pois filtra potenciais compradores para garantir que estejam interessados.

Startups estão desenvolvendo tecnologias similares que mostram representações de propriedades que ainda não existem. Algumas focam em auxiliar arquitetos e oferecem ferramentas que podem fornecer estimativas de custo com base em diferentes designs.

3 – Dispositivos residenciais inteligentes

O mercado imobiliário é uma indústria massiva, e a tecnologia imobiliária pode ser negligenciada em comparação com os fundos de investimento imobiliário (REITs) que valem dezenas ou centenas de bilhões de dólares.

No entanto, a tecnologia imobiliária, ou proptech, representa um nicho em rápido crescimento na indústria imobiliária. Ela se concentra em dispositivos que ajudam proprietários e moradores a monitorar propriedades remotamente.

Isso inclui campainhas inteligentes, fechaduras inteligentes, termostatos inteligentes, câmeras e outros dispositivos residenciais inteligentes que ajudam a notificar as pessoas sobre qualquer problema que possa ocorrer dentro da propriedade.

A IA ajuda os dispositivos a aprender as preferências do usuário e ajustar as configurações conforme necessário. Eles podem ajudar a economizar dinheiro em serviços públicos, melhorar a satisfação dos inquilinos e ajudar o proprietário a se manter atualizado e evitar reparos importantes.

4 – IA na gestão de propriedades

A gestão de propriedades é outro subsetor importante do mercado imobiliário. A inteligência artificial também desempenha um papel em ajudar os gerentes a selecionar inquilinos, cobrar aluguéis e agendar manutenções.

Os chatbots de IA podem desempenhar um papel na seleção de inquilinos, assim como em seu uso para atendimento ao cliente em outras indústrias. Eles podem responder perguntas sobre taxas de aluguel e disponibilidade e orientar os clientes no processo de inscrição, aliviando parte do trabalho exigido pelos agentes humanos.

A automação por meio da IA também pode ajudar no processamento de pagamentos, gerenciamento de fluxos de trabalho, análise de mercado e gerenciamento de cobranças.

Assistentes de IA também são usados para gerar relatórios que acompanham o desempenho do arrendamento, ajudando a melhorar a ocupação e a eficiência operacional.

5 – Financiamento

A inteligência artificial também está sendo cada vez mais adotada nos financiamentos imobiliários brasileiros.

No processo de análise de crédito, a IA é usada para analisar informações do mutuário, como pontuação de crédito, renda e histórico de emprego, a fim de avaliar o perfil de risco do mutuário e encontrar a melhor taxa a ser aplicada.

Ferramentas de inteligência artificial ajudam a detectar e prevenir fraudes e podem automatizar tarefas de administração de empréstimos, como processamento de pagamentos e comunicação com clientes.

Algumas empresas de empréstimos de financiamento, como a Rocket Companies, utilizam a IA para fornecer decisões quase instantâneas sobre pedidos de financiamento. Por exemplo, a empresa oferece aprovações de financiamento em apenas oito minutos.

A IA irá mudar o mundo do mercado imobiliário?

O mercado imobiliário é uma indústria massiva e fragmentada, que geralmente é lenta para mudar, mas os exemplos acima mostram que a IA já está causando impacto em áreas como análise preditiva, estimativas de propriedades, dispositivos residenciais inteligentes, financiamento e outros.

Conforme a inteligência artificial melhora, é provável que se torne uma parte ainda maior da indústria imobiliária.

Se você é um investidor em busca de exposição à IA, considere buscar ações de empresas de IA ou ETFs de IA, ou você pode aprender mais sobre investimentos imobiliários para explorar mais oportunidades com a IA no mercado imobiliário.

Fique atento, pois mais empresas imobiliárias estão preparadas para adotar a IA no futuro.

Inscreva-se na Newsletter

Seja atualizado sobre tudo que acontece no mercado imobiliário

Subscription Form

Mais para explorar

Lucrando com soluções de IA
Inteligência Artificial

Lucrando com soluções de IA

Entenda como as pessoas estão Lucrando com soluções de IA e ganhe mais conhecimento com nossos saiba mais.

Quer ter mais resultados no Mercado Imobiliário com a ajuda da Inteligência Artificial?

Conheça o método MILAGRE.AI

rafael milagre bio