Como Investidores Imobiliários Podem Usar IA

Investidores Imobiliários Podem Usar IA

Compartilhe esse post

A inteligência artificial (IA) está transformando uma série de setores e o mercado imobiliário certamente está incluído nessa onda de inovação. Se você é um investidor imobiliário e se pergunta “Como Investidores Imobiliários Podem Usar IA?”, saiba que não está sozinho.

A IA, ao viabilizar análises de dados mais precisas e automatizar tarefas administrativas, se tornou uma ferramenta valiosa para navegar com sucesso pelo mercado imobiliário. No Brasil, mais de 400 startups PropTech estão fazendo uso da IA para otimizar o investimento e a gestão imobiliária, segundo dados da Associação Brasileira de Startups.

Neste artigo, vamos mergulhar mais profundamente nessas aplicações, demonstrando como a IA tem o potencial de revolucionar seus investimentos imobiliários.

Colocando a Tecnologia “ia” para Trabalhar

A aprendizagem de máquina é uma forma de inteligência artificial que tem a capacidade de aprender com experiências anteriores sem a necessidade de programação adicional.

A IA é uma forma de ciência da computação que usa computadores para emular o comportamento inteligente humano em uma velocidade muito maior do que somos capazes como humanos.

Você pode usar essas tecnologias para analisar dados de maneiras que simplesmente não conseguiria fazer por conta própria.

Investidores imobiliários usando inteligência artificial


Por exemplo, usamos IA e aprendizado de máquina para nos ajudar a escolher em quais mercados focar, analisando como as propriedades se comportarão no futuro. As suposições são baseadas na análise do desempenho passado de um mercado e de uma propriedade.

A tecnologia também analisa as previsões de como um mercado e um submercado crescerão em uma base trimestral e anual.

Quando consideramos a subscrição de uma propriedade, usamos software de IA. Além das métricas padrão, você também pode usar a IA para comparar dados adicionais do mercado, incluindo taxas de retenção, prazos de arrendamento e média de dias vagos, entre outros fatores.

Leia também em: Como a inteligência artificial vai transformar o mercado imobiliário

A IA também nos fornece comparações de vendas, dados de transações de arrendamento e previsões operacionais, que nos ajudam a entender como será a concorrência no futuro.

banner ebook 20 empresas

Além disso, o software de IA é capaz de analisar tendências e então fazer previsões com base nos dados que estão sendo analisados. As previsões podem ser extensas.

Elas até incluem previsão de bairro, padrões de inquilinos e manutenção preditiva, que é uma área em que a IA se destaca em outros campos. Todos esses dados podem ajudar você a determinar a qualidade do desempenho futuro do potencial investimento.

Saiba mais: Inteligência Artificial para Imóveis: Guia Completo

Usando os Dados

Um dos principais pontos de dados que usamos é em nossa análise do potencial crescimento do aluguel. Se a IA está prevendo um crescimento de aluguel de 5%, por exemplo, ainda assim optamos por um número menor para estar do lado seguro ao fazer projeções.

Como existem tantas variáveis que entram em jogo ao prever o desempenho potencial, usamos IA e aprendizado de máquina para criar dados concretos que são usados em nossas projeções, mas ainda assim mitigamos o risco sendo conservadores em nossas projeções.

Investidores imobiliários usando inteligência artificial


Determinar quais mercados irão se destacar e continuar fortes é complexo, mas os dados fornecidos pela tecnologia de IA e aprendizado de máquina tornam o processo significativamente mais confiável.

Isso porque os dados incluem análise de desempenho não apenas no nível do imóvel, mas também nos níveis de mercado e submercado.

Também estamos pensando em incorporar nova tecnologia de IA que ajudará a prever quais inquilinos renovarão e quais deixarão o imóvel quando seu contrato de aluguel expirar.

Esta tecnologia analisa as taxas de renovação para grupos específicos de inquilinos, o que ajuda a manter uma taxa de ocupação mais alta. Esses dados preditivos tornam nossas suposições de financiamento mais precisas.

Iniciando

Quando você estiver avaliando seu próximo investimento, certifique-se de perguntar como e onde os dados são coletados para o financiamento e as projeções. Se as suposições feitas são simplesmente baseadas em “padrões da indústria”, isso pode se mostrar um risco significativo, pois não há uma base factual de dados.

Investidores imobiliários usando inteligência artificial


Embora muitos investidores individuais possam não estar interessados no custo de usar a IA para avaliar suas opções individuais de investimento, já que o software pode ser bastante caro, é perfeitamente adequado pedir ao patrocinador para compartilhar os relatórios com você.

Veja mais: IA no Setor Imobiliário: 20 Empresas que Estão Moldando o Mercado.

Inscreva-se na Newsletter

Seja atualizado sobre tudo que acontece no mercado imobiliário

Subscription Form

Mais para explorar

IA no desenvolvimento infantil
Inteligência Artificial

IA no desenvolvimento infantil

Leia e descubra como esta o IA no desenvolvimento infantil e ganhe mais conhecimento com nossos saiba mais.

Transformando Chatbots em 2024
Inteligência Artificial

Transformando Chatbots em 2024

Leia e entenda como estão Transformando Chatbots em 2024 e ganhe mais conhecimento com nossos saiba mais.

Quer ter mais resultados no Mercado Imobiliário com a ajuda da Inteligência Artificial?

Conheça o método MILAGRE.AI

rafael milagre bio