Gerar Leads Imobiliários com inteligência artificial

Maximize seus leads imobiliários com Inteligência Artificial. Descubra estratégias avançadas neste artigo de blog.

Compartilhe esse post

A geração de leads é o combustível para o sucesso de todo corretor imobiliário, mas geralmente é um processo demorado, ineficiente e frustrante.

Projetada para coletar, analisar e interpretar montanhas de dados, a IA imobiliária tem uma enorme capacidade de identificar leads promissores, entender o que eles desejam e criar estratégias de marketing e abordagem que os atraem.

Isso aponta para um futuro de eficiência substancial, mais conversões e maior retorno sobre o investimento.

No que segue, você aprenderá sobre várias ferramentas de geração de leads por IA que podem ajudar agências imobiliárias menores e agentes independentes a encontrar potenciais leads. Vamos falar sobre os benefícios dessas ferramentas, bem como alguns dos desafios.

Mas primeiro, vamos dedicar um minuto para entender o que é IA.

O que é IA?

Não existe uma definição singular e universalmente aceita para IA, mas há várias definições úteis compreensíveis para leigos, como esta do Nanowerk: “IA se refere à simulação da inteligência humana em máquinas programadas para pensar e aprender como os seres humanos.

De forma geral, a IA utiliza algoritmos para analisar dados, identificar padrões e, em seguida, fazer previsões cada vez mais precisas com base nos resultados. Em um número crescente de setores (e por um período de tempo muito maior do que se possa imaginar), a IA está sendo utilizada para automatizar muitas das atividades que, antes de sua existência, eram realizadas por seres humanos.

No setor imobiliário, a IA pode ser usada para encontrar, qualificar e nutrir leads, criar perfis de clientes e personalizar marketing.

De forma mais ampla, o uso de IA no mercado imobiliário pode ajudar na gestão de dados, prever valores de mercado, detectar fraudes, fazer recomendações baseadas em dados, desenvolver marketing de conteúdo, analisar preferências para refinar buscas de imóveis, criar visitas virtuais em 3D e muito, muito mais.

Benefícios do uso de IA para geração de leads no setor imobiliário

Existem várias vantagens em adotar software e ferramentas de geração de leads por IA como corretor imobiliário, incluindo:

  • Segmentação aprimorada: As ferramentas alimentadas por IA podem ajudar a identificar os leads mais promissores, analisando dados como informações demográficas, comportamento online e histórico de busca.
  • Eficiência aprimorada: Sistemas de mensagens automatizadas e chatbots podem lidar com tarefas rotineiras, como qualificação de leads e agendamento de compromissos, liberando você para se concentrar em atividades de maior valor, como construir relacionamentos com os clientes.
  • Melhor nutrição de leads: Ferramentas de nutrição de leads alimentadas por IA podem personalizar a comunicação com potenciais clientes com base em seus interesses e preferências, resultando em taxas de conversão mais altas.

Ferramentas para geração de leads por IA

O segredo da capacidade da IA de ajudá-lo a gerar leads reside na imensa quantidade de dados disponíveis na indústria imobiliária. Através da IA, as empresas estão fornecendo aos agentes acesso a ferramentas que podem analisar esses dados de forma mais rápida e precisa do que seria possível com meios manuais.

Aqui estão algumas maneiras específicas em que a IA pode ajudá-lo a gerar leads.

Análise preditiva e pontuação de leads

A IA pode analisar as tendências do mercado e prever quais imóveis têm maior probabilidade de serem vendidos, permitindo que você concentre seus esforços nesses imóveis e gere mais leads.

Mais especificamente, a IA tem a capacidade de analisar dados de várias fontes, incluindo redes sociais, sites e registros públicos, para identificar leads potenciais e atribuir uma pontuação com base na probabilidade de conversão. Isso permite que você se concentre nos leads que têm uma maior chance de se tornarem clientes, economizando tempo e outros recursos valiosos.

Análise de dados

Além de identificar leads potenciais, a IA pode analisar dados para fornecer insights que possam ajudar os corretores de imóveis a gerar mais leads por conta própria.

banner ebook 20 empresas

Por exemplo, a análise dos registros de impostos sobre imóveis fornecerá o nome do proprietário, a data de compra da casa e seu valor avaliado. Se ficar evidente que eles são proprietários da casa há um longo período de tempo, essa é uma pista potencial de que eles podem estar no mercado para vender.

Outra fonte que pode fornecer pistas adicionais são as solicitações de financiamento. Esses dados indicarão quem está procurando ser pré-qualificado e quais tipos de imóveis os interessam.

Dados sobre domicílios indicarão quem mora em uma casa e qual a idade deles. Proprietários recentemente aposentados ou pais cujos filhos foram para a faculdade podem estar procurando por uma casa menor. Como agente, você pode ajudar esses leads tanto a vender quanto a comprar uma nova propriedade.


Uma empresa startup chamada Catalyze AI está utilizando análise de dados por IA para identificar propriedades herdadas que os beneficiários estão ansiosos para listar e vender. Ela tem uma relação exclusiva com o maior repositório de informações de obituários do mundo, o que significa que seus usuários têm acesso a dados antes da maioria das entidades públicas.

Considerando que 82% de todos os vendedores contatam apenas um único agente antes de tomar uma decisão, a “velocidade de resposta” é tipicamente o fator determinante, tornando esse acesso quase imediato de valor inestimável.

Chatbots e assistentes de IA

Entre a variedade de ferramentas de IA para o setor imobiliário, os chatbots e assistentes de IA são os mais familiares tanto para os agentes quanto para o público em geral. Os chatbots podem interagir com os visitantes do site, responder a perguntas comuns e coletar informações de contato para gerar e qualificar leads, economizando horas de tempo valioso.

E os assistentes de IA podem aliviar você de tarefas administrativas comuns, como enviar e-mails e marcar compromissos.

Recomendações personalizadas de imóveis

A IA pode analisar a atividade online, como pesquisas e visualizações de imóveis, para prever quais casas um lead tem mais interesse em ver e, eventualmente, comprar. Com o reconhecimento de imagem, a IA pode identificar características como estilo arquitetônico, piscinas, número de quartos e garagens separadas.

Quando você pode direcionar sua estratégia de marketing e oferecer ao lead exatamente o que ele deseja em uma casa, você aumentará significativamente suas chances de convertê-lo em cliente.

Apenas arranhamos a superfície das maneiras pelas quais a IA e o setor imobiliário se complementam perfeitamente. Há IA em investimentos imobiliários, IA em desenvolvimento imobiliário, IA em imóveis comerciais e IA em transações imobiliárias. A lista de suas aplicações é extensa e só tende a aumentar.

Dito isso, há algumas coisas a serem observadas à medida que essa tecnologia continua a avançar e encontramos mais maneiras de aplicá-la.

Desafios e limitações potenciais

Embora a geração de leads por IA ofereça muitos benefícios, é uma indústria emergente e suas muitas aplicações no setor imobiliário e em outras áreas ainda estão em estágio inicial. Por esse motivo, existem desafios e limitações potenciais a serem considerados, incluindo:

  • Dados imprecisos: A capacidade da IA de fazer previsões precisas e identificar leads promissores depende da qualidade dos dados aos quais ela pode acessar. É necessário ter cuidado ao agir com base em dados desatualizados ou não verificados.
  • Personalização e customização limitadas: No final das contas, a IA apenas reúne informações – ela não pode oferecer a conexão emocional e a segurança que apenas a interação humana pode proporcionar, e que são essenciais para fechar um negócio.
  • Potencial de dependência excessiva da tecnologia: Você certamente já ouviu dizer que não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta. As ferramentas de geração de leads por IA são excelentes formas de complementar sua busca, mas não devem substituir meios mais tradicionais de identificar leads.


Aproveite a IA para se manter à frente do mercado

Historicamente, o setor imobiliário tem sido lento para adotar novas tecnologias, mas os corretores de imóveis que têm o hábito de abraçar ferramentas mais recentes que lhes permitem trabalhar de forma mais inteligente inevitavelmente superam e têm um desempenho melhor do que aqueles que não o fazem.

Aproveite agora a oportunidade de aprender sobre o que a IA pode fazer pelo seu negócio imobiliário, especialmente no que diz respeito à geração de leads. Se você ainda não instalou um chatbot, comece por aí. Consulte empresas que possam aprimorar seu CRM com pontuação de leads inteligente.

Explore o que você pode fazer para melhorar sua eficiência imediatamente, como usar o ChatGPT para criar conteúdo para seus e-mails, postagens em redes sociais, blog e boletim informativo.

Mas lembre-se de que a IA não é a solução única e definitiva para a geração de leads; atividades mais tradicionais de geração de leads devem permanecer como parte do seu plano de marketing.

Inscreva-se na Newsletter
DOSE DIÁRIA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

E receba atualizações sobre IA todo dia no seu e-mail

Subscription Form

Mais para explorar

Lucrando com soluções de IA
Inteligência Artificial

Lucrando com soluções de IA

Entenda como as pessoas estão Lucrando com soluções de IA e ganhe mais conhecimento com nossos saiba mais.

Aprenda a criar soluções comIA, mesmo sem saber programar e começando do zero.

Conheça O PLANO 10K com IA em uma aula gratuita que vai acontecer no dia 21/03