IA no setor imobiliário: 5 casos de uso

IA no setor imobiliário: 5 casos de uso

Compartilhe esse post

A ascensão da Inteligência Artificial (IA) tem desencadeado uma verdadeira revolução em diversos setores – e o mercado imobiliário não é exceção. Os impactos da IA no setor imobiliário vão desde otimização de buscas e atendimento ao cliente, até análises avançadas de mercado. Mas como exatamente a IA está sendo aplicada na indústria imobiliária? Quais são os cinco principais casos de uso da IA neste setor?

Vamos começar destacando uma estatística importante: Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, 75% dos brasileiros com acesso à internet usaram a rede para buscar informações sobre bens imobiliários, como casas e apartamentos para comprar ou alugar. Notei que a demanda por soluções digitais no setor imobiliário é alta e a IA está se posicionando como a ferramenta ideal para atender a esta demanda.

IA no setor imobiliário: 5 casos de uso

Se você está curioso para saber como a IA está transformando o setor imobiliário, veio ao lugar certo. Neste artigo, irei detalhar os cinco principais casos de uso da IA no setor imobiliário e como eles estão moldando a maneira como compramos, vendemos e interagimos com os imóveis. Fique comigo e vamos explorar este fascinante universo juntos.

Saiba mais em: O Uso da Inteligência Artificial na Atualidade.


O que é Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial (IA) é um campo interdisciplinar da ciência da computação associado à tecnologia inteligente capaz de realizar tarefas com pouca ou nenhuma entrada humana.

As contribuições mais notáveis da IA residem nos campos de Aprendizado de Máquina e Aprendizado Profundo. O Aprendizado de Máquina realiza extensa análise de dados em nome dos humanos.

Mas como exatamente isso funciona? Bem, o Aprendizado de Máquina funciona observando conjuntos de dados e encontrando padrões para tomar decisões confiáveis, sem ser especificamente programado para fazê-lo.

A capacidade dos sistemas de aprender automaticamente a partir dos dados fornecidos, e usá-los para a tomada de decisões futuras, é de fato um grande avanço tecnológico no campo da IA.

O Aprendizado Profundo, por outro lado, é um subcampo do Aprendizado de Máquina, focado em replicar o cérebro humano para realizar certas tarefas.

Por exemplo, assistentes virtuais, automóveis sem motorista, feeds personalizados em plataformas de mídia social e reconhecimento facial são todos produtos de algoritmos de Aprendizado Profundo.

Tanto o Aprendizado de Máquina quanto o Aprendizado Profundo são amplamente utilizados na indústria imobiliária para realizar uma ampla gama de tarefas técnicas. Por exemplo, o Aprendizado Profundo é ativamente usado em aplicativos móveis de imóveis para auxiliar corretores, inquilinos e proprietários de imóveis.

Ele ajuda os potenciais compradores de imóveis a obter um feed mais personalizado, aumentando assim a chance de vendas.

Embora os casos de uso do Aprendizado de Máquina na indústria imobiliária possam parecer menores quando comparados com outras inovações tecnológicas já vistas nesta indústria, o Aprendizado de Máquina auxilia os corretores imobiliários na previsão dos valores de mercado dos imóveis e na tomada de decisões sólidas sem intervenção humana.

Desafios da inteligência artificial na indústria imobiliária O uso de inteligência artificial para o setor imobiliário vem com grandes desafios, mas felizmente, não inalcançáveis. Em primeiro lugar, a IA em qualquer setor funciona bem quando aprende de forma independente.

Para habilitar funções de IA automatizadas, é necessário um especialista em IA para desenvolver soluções com capacidade de aprendizado automatizado. Felizmente, uma equipe experiente de especialistas pode lidar com esse problema!

Em segundo lugar, as ferramentas de IA precisam ser manuseadas em conformidade com a lei, tornando a segurança dos dados uma prioridade máxima. Um dos maiores desafios envolvendo IA e imóveis reside na proteção de dados contra potenciais hackers.

Descubra mais em: O uso de tecnologia no marketing: Big Data e Inteligência Artificial


Lidar com as informações pessoais de milhares de clientes imobiliários é uma grande responsabilidade. No entanto, muitos especialistas em IA estão traçando caminhos inovadores para a segurança dos dados contra o crime cibernético.

Por último, a escassez de dados é outro grande desafio ao usar IA na indústria imobiliária. A qualidade dos algoritmos de IA depende muito dos dados que recebem e usam para fornecer uma saída suficiente. Ter tanto qualidade quanto grandes quantidades de dados leva a melhores decisões do seu software de IA.

O principal problema surge quando os conjuntos de dados disponíveis não são diversos o suficiente. Por exemplo, os dados sobre propriedades privadas e comerciais, perfis de edifícios, histórico de vendas, informações sobre aluguéis, inquilinos e contratos de locação.

No entanto, práticas avançadas de mineração de dados podem ajudar a superar o desafio da escassez de dados na indústria imobiliária.

1- Marketing Imobiliário Aprimorado

Nada é mais frustrante para um corretor de imóveis do que visitantes online irrelevantes que apenas passam, navegam por propriedades e, em seguida, vão embora, para nunca mais retornar. É inteligente não considerar tais clientes como seus potenciais leads, pois é bastante comum as pessoas visitarem sites imobiliários como uma atividade recreativa.

banner ebook 20 empresas

A inteligência artificial economiza seu tempo ao peneirar todos os visitantes para determinar os verdadeiros compradores. A Tecnologia de Processamento de Linguagem Natural (TPLN) se destaca na indústria imobiliária, permitindo que você alcance os melhores clientes em potencial.

Outra ótima maneira de encontrar os locatários e compradores de imóveis ideais é simplesmente por meio de chatbots. Um chatbot atua como um assistente virtual para ajudar os clientes a encontrar a propriedade desejada. Eles não apenas qualificam os leads potenciais perguntando as preferências do cliente, mas também analisam as informações relevantes para conhecê-los melhor.

Esses bots alimentados por IA coletam os dados pessoais e detalhes de contato do cliente para futuras campanhas de marketing. No final das contas, a Inteligência Artificial reduziu os custos de marketing manual, anteriormente realizados por meio de interação humana.

2- Prever o valor de uma propriedade é notoriamente difícil.

O software de IA utiliza os dados atuais da propriedade para avaliar o valor futuro do imóvel num piscar de olhos. Esta previsão resulta da avaliação de centenas de fatores que podem potencialmente afetar o valor da propriedade. Exemplos desses fatores incluem as taxas de criminalidade da área, sistema de transporte, reputação da escola, níveis de poluição e instalações recreativas.

A Veros, uma empresa líder em avaliação imobiliária, é pioneira neste espaço, tendo desenvolvido sua solução alimentada por IA, VeroPRECISION, para avaliação avançada de propriedades.

3- Análise Imobiliária Avançada

Um grande uso da IA no setor imobiliário é a análise precisa de propriedades, incorporando muitos fatores. Hoje, temos softwares alimentados por IA capazes de fornecer as seguintes informações sobre a propriedade em questão de segundos:

  • Registros de criminalidade da área Probabilidade de desastres naturais em uma área
  • Facilidades de transporte e estacionamento
  • Estatísticas e avaliações das escolas locais.
  • Opções de entretenimento, recreação e alimentação

No entanto, você também ficaria surpreso em saber que o software alimentado por IA pode informar detalhes como a quantidade de luz solar que atinge uma propriedade específica.

Além disso, os dados sobre os níveis de ruído de uma área também são mensuráveis ​​por meio de aplicativos como o Localize.city. Outros usos populares da IA ​​no setor imobiliário estão presentes no Realtor.com e no StreetEasy, soluções de IA para realizar análise avançada de propriedades

4- Experiência Personalizada ao Cliente

Há uma razão por trás do nome inteligência artificial; é inteligente o suficiente para atender às suas preferências na gestão imobiliária com o uso da IA.

Embora os motores de busca de propriedades filtrem as propriedades com base nos parâmetros que você insere, eles nunca são eficazes o suficiente. A IA dá uma vantagem sobre o processo tradicional de busca de imóveis, proporcionando uma experiência mais personalizada ao cliente.

Uma das principais corretoras de imóveis, a Redfin, aproveitou a IA em seus negócios para aumentar o ROI.

“Quando a Redfin recomenda uma casa, os clientes têm quatro vezes mais chances de clicar nessa casa do que em uma casa que se encaixa nos critérios de sua própria busca salva”, diz o CEO da Redfin.

Você deve estar se perguntando como a integração de IA no setor imobiliário está proporcionando resultados tão personalizados para os clientes? As soluções alimentadas por IA acompanham as buscas online em tempo real dos clientes, compras anteriores, visualizações de propriedades, preferências de cor e outras buscas filtradas, dando uma enorme vantagem para as empresas que usam a IA no setor imobiliário.

IA no setor imobiliário: 5 casos de uso


Gerenciamento de propriedades alimentado por IA

Os sistemas de gestão de propriedades derivados de IA são inovações bastante recentes no uso comercial da

5- inteligência artificial no setor imobiliário.

Funções como operações automatizadas de HVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado) e economia de energia chamaram a atenção de proprietários de imóveis, investidores, corretores e até inquilinos.

Atualmente, as soluções emergentes de IA no setor imobiliário são Verdigris, BuildingIQ e Pointgrab. A automação do gerenciamento de propriedades em sua totalidade vem com desafios severos, sendo a cyber segurança o mais difícil deles

Há um grande número de itens que podem ser rapidamente automatizados por meio da integração de IA no setor imobiliário:

  • Rastreamento de listagens de propriedades
  • Rastreamento de solicitações de manutenção
  • Rastreamento de aplicações de inquilinos


Pensamentos Finais

Vamos resumir! A IA está fazendo maravilhas para os negócios do mundo, e o setor imobiliário não é exceção. Proprietários de imóveis, investidores, negociantes e clientes estão se beneficiando igualmente dos poderes de tomada de decisão inteligente dos algoritmos de IA. De transações automatizadas a visitas virtuais a propriedades, nada é impossível na era da indústria imobiliária totalmente digitalizada.

Aproveitar a Inteligência Artificial na indústria imobiliária não só reduzirá pela metade os custos de gestão de propriedades, mas também lhe dará uma vantagem competitiva no mercado. No entanto, os riscos de cibersegurança representam uma ameaça constante, e só serão resolvidos com inovações inteligentes. A chave é seguir as regulamentações legais envolvendo a IA e manter um olhar vigilante sobre as iniciativas de segurança de dados.

Você está pronto para aumentar o seu Retorno sobre o Investimento (ROI) com algoritmos avançados de IA?

Sinta-se à vontade para levar o seu negócio para o próximo nível com os serviços de TI da Integrio. Nossa equipe de especialistas em desenvolvimento de software de IA, com mais de 20 anos na indústria, está aqui para digitalizar a sua empresa imobiliária.

Leia mais em: O Impacto da Inteligência Artificial no Mercado Imobiliário.

Inscreva-se na Newsletter

Seja atualizado sobre tudo que acontece no mercado imobiliário

Subscription Form

Mais para explorar

IA no desenvolvimento infantil
Inteligência Artificial

IA no desenvolvimento infantil

Leia e descubra como esta o IA no desenvolvimento infantil e ganhe mais conhecimento com nossos saiba mais.

Transformando Chatbots em 2024
Inteligência Artificial

Transformando Chatbots em 2024

Leia e entenda como estão Transformando Chatbots em 2024 e ganhe mais conhecimento com nossos saiba mais.

Quer ter mais resultados no Mercado Imobiliário com a ajuda da Inteligência Artificial?

Conheça o método MILAGRE.AI

rafael milagre bio