IA está mudando o disputado mercado imobiliário

Como a IA está mudando o disputado mercado imobiliário
IA está mudando o disputado mercado imobiliário. Descubra como a inteligência artificial está revolucionando o setor, aumentando a eficiência.

Compartilhe esse post

A Inteligência Artificial (IA) está redefinindo o disputado mercado imobiliário, e os impactos são profundos. Nos últimos anos, a IA tem permeado o setor, melhorando a eficiência e a precisão dos processos e criando novas oportunidades de negócios.

No entanto, Como a IA está mudando o disputado mercado imobiliário

Em primeiro lugar, notei que a IA está revolucionando a forma como imóveis são comprados, vendidos e gerenciados no Brasil. De acordo com um relatório da Folha de São Paulo, em 2022, cerca de 40% das empresas imobiliárias brasileiras já usavam alguma forma de IA em suas operações.

Essas tecnologias estão auxiliando corretores de imóveis a encontrar leads, ajudando compradores a encontrar o imóvel perfeito e permitindo que os gerentes de imóveis otimizem suas operações de maneira nunca antes vista.

Como a IA está mudando o disputado mercado imobiliário


Em primeiro lugar, notei que a IA está revolucionando a forma como imóveis são comprados, vendidos e gerenciados no Brasil. De acordo com um relatório da Folha de São Paulo, em 2022, cerca de 40% das empresas imobiliárias brasileiras já usavam alguma forma de IA em suas operações.

Essas tecnologias estão auxiliando corretores de imóveis a encontrar leads, ajudando compradores a encontrar o imóvel perfeito e permitindo que os gerentes de imóveis otimizem suas operações de maneira nunca antes vista.

Saiba mais em: Como a Inteligência Artificial está Mudando o Mercado Imobiliário

A IA está transformando o mercado imobiliário

Em um ambiente mais rápido, eficiente e voltado para o cliente. Além disso, a IA está tornando o processo de tomada de decisões muito mais preciso, permitindo que corretores e compradores tomem decisões baseadas em dados, e não apenas em instinto.

Com a IA, é possível prever tendências de preços, entender melhor o comportamento do cliente e até mesmo prever a probabilidade de um inquilino renovar seu contrato.

Mas essa transformação não se limita apenas ao aspecto operacional do competitivo mercado imobiliário imobiliário. A IA também está mudando a forma como investimos em imóveis.

Um estudo recente da FGV (Fundação Getulio Vargas) indicou que empresas de investimento imobiliário que incorporaram IA em suas estratégias estão obtendo retornos significativamente mais altos do que aquelas que não o fizeram.

Em resumo, a IA está redefinindo o mercado imobiliário, tornando-o mais eficiente, centrado no cliente e lucrativo. Seja você um corretor, um investidor ou simplesmente um interessado no setor, entender essa mudança é fundamental para se manter competitivo neste mercado em rápida evolução.

O futuro chegou ao setor imobiliário, com uma pequena ajuda da inteligência artificial ChatGPT. A Zillow, site de informações imobiliárias, está se associando ao aplicativo de IA para permitir que os usuários façam perguntas conversacionais sobre anúncios específicos de propriedades. Os usuários também podem compartilhar os tipos de imóveis para venda e aluguel de que estão interessados, incluindo detalhes como localização e faixa de preço, e receber os resultados de volta do aplicativo.

banner ebook 20 empresas
como a IA está mudando o competitivo mercado imobiliário


Assim como a internet mudou a forma como o setor imobiliário é comercializado e vendido, a IA agora está transformando a experiência de compra de um imóvel. O novo plug-in de IA para o setor imobiliário recupera informações relevantes do banco de dados de anúncios imobiliários da Zillow quando uma pergunta é feita.

O plug-in ficou disponível para um número selecionado de usuários do ChatGPT em maio, antes de ser amplamente implementado. Os plug-ins são adições de software que permitem a personalização de programas de computador, aplicativos e navegadores da web, bem como a personalização do conteúdo oferecido pelos sites.

“A IA generativa está mudando a forma como as pessoas pesquisam informações”, disse David Beitel, diretor de tecnologia da Zillow, em um comunicado. “Nós adotamos a IA e a aprendizagem de máquina a partir do Zestimate em 2006, e posteriormente introduzimos recomendações personalizadas e pesquisa de linguagem natural – o que significa que estamos bem equipados para ajudar os clientes a pesquisar e encontrar casas desta nova maneira.”

Descubra mais em: Como a Inteligência Artificial está Mudando o Mercado Imobiliário

Mas será que a nova tecnologia é a solução para encontrar casas? Megan Fox, agente da Compass Real Estate em Nova Jersey, disse que neste mercado competitivo, com o inventário extremamente baixo, um especialista imobiliário local é essencial para ajudar a navegar no processo.

“A IA é ótima para certas coisas, mas um corretor local é crucial para conhecer a área”, disse Fox. “Nossos filhos vão à escola aqui, conhecemos os restaurantes, o bairro.”

Veja mais em: Como a inteligência artificial vai transformar o mercado imobiliário

Paul Reddam, do grupo Homesville Realty com a Compass em Austin, Texas, disse que é importante ter a melhor tecnologia e ferramentas disponíveis para gerenciar eficientemente o processo de busca de uma casa. Uma de suas ferramentas de IA favoritas é o recurso de provável venda que os agentes da Compass usam. As recomendações de provável venda ajudam os agentes a se envolver com os contatos certos – pessoas na área que têm a maior probabilidade de vender suas casas nos próximos 12 meses.

como a IA está mudando o competitivo mercado imobiliário

A ferramenta de IA que a Zillow está oferecendo por meio do ChatGPT

Ela permite que compradores e vendedores conectem suas necessidades imobiliárias: compra, venda, financiamento e aluguel. Usando consultas de pesquisa em linguagem natural, a ferramenta ajuda os compradores a encontrar exatamente o que estão procurando.

Outros recursos de IA que a Zillow adicionou recentemente incluem plantas de casas geradas por IA para casas listadas.

O plugin ChatGPT da Zillow está atualmente construindo seus dados, permitindo que a Zillow refine a experiência do usuário com base nas interações dos usuários. A OpenAI, fabricante do ChatGPT, colocou salvaguardas para minimizar imprecisões e prevenir respostas inadequadas.

As ferramentas digitais são ótimas para navegar no processo de busca de uma casa, disse Fox. Mas ela acrescentou que são melhores quando usadas com orientação de um agente imobiliário local que pode decifrar as nuances do mercado.

Inscreva-se na Newsletter

Seja atualizado sobre tudo que acontece no mercado imobiliário

Subscription Form

Mais para explorar

IA no desenvolvimento infantil
Inteligência Artificial

IA no desenvolvimento infantil

Leia e descubra como esta o IA no desenvolvimento infantil e ganhe mais conhecimento com nossos saiba mais.

Transformando Chatbots em 2024
Inteligência Artificial

Transformando Chatbots em 2024

Leia e entenda como estão Transformando Chatbots em 2024 e ganhe mais conhecimento com nossos saiba mais.

Quer ter mais resultados no Mercado Imobiliário com a ajuda da Inteligência Artificial?

Conheça o método MILAGRE.AI

rafael milagre bio