IA no Mercado Imobiliário Os Prós e Contras

IA no Mercado Imobiliário Os Prós e Contras
Descubra sobre a IA no Mercado Imobiliário Os Prós e Contras e ganhe mais conhecimneto sobre o assunto com nossos saiba mais.

Compartilhe esse post

Você já deve ter ouvido falar muito sobre a ascensão da inteligência artificial no setor imobiliário nos últimos anos. Alguns vêem isso como uma ferramenta de economia de tempo e custos. Outros temem ser substituídos por um robô. Este artigo analisa os prós e os contras dessas novas tecnologias de IA.

Descubra sobre a IA no Mercado Imobiliário Os Prós e Contras

A inteligência artificial (IA) não é mais domínio dos filmes de ficção científica. Vivemos em um mundo que usa IA constantemente. Arquitetos e incorporadores imobiliários podem já ter experimentado um pouco do que a IA tem a oferecer. O mesmo acontecerá com qualquer pessoa que já tenha se envolvido com um chatbot. Você pode não ter percebido que o simpático representante de atendimento ao cliente com quem você conversa ao vivo não é uma pessoa.

Aqui está o ponto. A inteligência artificial veio para ficar. Isto é tão verdadeiro para os setores imobiliário e de construção como para o setor de tecnologia. Os profissionais atuais e futuros devem se preparar para um setor onde a automação de IA é o padrão. As universidades devem ensinar aos alunos sobre tecnologias de IA para conseguir isso.

É claro que muitas pessoas têm reservas sobre o que esse uso crescente da IA significa para elas. Muitos temem que possam ser substituídos por um robô. A perspectiva de perda de empregos acompanha qualquer nova tecnologia. E é uma preocupação legítima.

IA no Mercado Imobiliário Os Prós e Contras


Isto leva a uma questão chave. Os benefícios da IA superam os possíveis aspectos negativos do seu uso? Antes de examinar os prós e os contras, vamos descobrir o que realmente é IA.

O que é IA?

Existe um conceito simples por trás de toda a complexidade da inteligência artificial. As tecnologias de IA são aquelas que aprendem com a experiência. Eles são capazes de se adaptar com base nas informações que recebem de diversas fontes. Ou pode incluir informações que a tecnologia obtém da web ou de suas interações com as pessoas.

Chatbots, como o Siri da Apple, representam um bom exemplo de IA em ação. Siri tem uma função básica. É essencialmente um mecanismo de busca que analisa as perguntas do usuário. A diferença entre ele e o Google é que ele é capaz de interpretar comandos de voz. Além disso, pode transmitir informações vocalmente.

O Siri também pode cuidar de muitos administradores para você. Um simples comando de voz pode gravar informações importantes em seu diário. Você pode até usá-lo para criar reservas em restaurantes. O tempo todo, ele está aprendendo com você.

Isso é uma IA em ação. Em termos de tecnologia, a inteligência artificial utiliza aprendizagem profunda. Ele também usa algo chamado processamento de linguagem natural (PNL).

Siri usa bastante a PNL. A PNL muda a maneira como os humanos “falam” com os computadores. Tradicionalmente, você falará com um computador por meio de uma linguagem de programação. Pense nos métodos que você usa para criar designs digitais. Embora você tenha várias ferramentas à sua disposição que simplificam as coisas, você também pode codificar na maioria dos pacotes de software de design.

A PNL inverte esse processo porque permite que a máquina aprenda sua língua. Este ainda é um aspecto em desenvolvimento da inteligência artificial. Mas você notará que tecnologias como a Siri podem distinguir sotaques e até aprender gírias locais. Isso é PNL em ação. Versões mais avançadas da tecnologia permitem que uma IA analise dados de texto para fornecer informações importantes por voz.

A aprendizagem profunda refere-se à forma como a IA desenvolve as suas capacidades e aprende com as suas experiências. Em essência, é uma tentativa de emular o cérebro humano em uma máquina. As tecnologias de IA usam algoritmos avançados e redes neurais artificiais para conseguir isso. Exigindo enorme poder computacional e treinamento. .

O aprendizado profundo permite conectar os pontos entre todos esses diferentes pontos de dados. À medida que os computadores se tornam mais poderosos e o Big Data se torna mais importante. Agora, vejamos os prós e os contras da IA em relação ao setor imobiliário.

Os prós da inteligência artificial

Os proponentes da IA apontam para a economia de tempo e custos que a tecnologia permite. Aqui estão os prós da IA com mais detalhes.

Pró nº 1 – Redução de erros

O erro humano pode criar todos os tipos de problemas para um projeto de desenvolvimento imobiliário. Basta que um arquiteto insira dados imprecisos em um modelo para causar problemas. Se você tiver sorte, detectará esses erros logo no início. Mas às vezes, esses erros permanecem até o início da construção. Nesse ponto, eles se tornam evidentemente óbvios e muitas vezes podem interromper todo o processo.

IA no Mercado Imobiliário Os Prós e Contras


As tecnologias de IA reduzem o risco de erros humanos interferirem em um projeto. Uma máquina não se cansa e não negligencia detalhes importantes. Contanto que você treine corretamente, uma IA acertará sempre.

Pró nº 2 – Ferramentas analíticas superiores

Muita pesquisa é dedicada ao projeto médio de desenvolvimento imobiliário. Além disso, você precisa monitorar e gerenciar constantemente seus edifícios para garantir que funcionem conforme planejado. É muito trabalho manual que também exige muito tempo e dinheiro.

As tecnologias de IA oferecem a capacidade de automatizar grande parte desse trabalho. Nas fases de projeto, a automação pode ajudá-lo a tornar os edifícios o mais sustentáveis possível. Ele também pode funcionar com um conjunto de pontos de dados para garantir que os projetos atendam aos seus requisitos.

Uma IA pode ajudá-lo a projetar melhores sistemas de segurança e proteção contra incêndio. No nível micro, permite uma gestão inteligente do aquecimento do edifício e de outros sistemas. A IA pode determinar o estado atual de um edifício e tomar medidas para melhorá-lo.

Além disso, a IA pode ajudá-lo a prever o mercado imobiliário. Pode explorar enormes conjuntos de dados para prever a direção que o mercado imobiliário irá tomar. Além disso, pode fornecer informações às escalas local, nacional e internacional.

Essas ferramentas analíticas oferecem um benefício duplo. Eles ajudam você a criar edifícios que atrairão mais compradores. Além disso, eles eliminam grande parte do tempo e dos custos monetários da pesquisa de um desenvolvimento potencial.

Pró nº 3 – Ajuda com transações

O aspecto da PNL das tecnologias de IA também ajuda os desenvolvedores a lidar com a documentação.

O Drooms NXG, que é uma sala de dados virtual, oferece um exemplo disso. O software fornece um espaço para os desenvolvedores armazenarem documentos e informações relevantes para transações. Mas também possui aspectos de PNL que o tornam útil para análise de documentos.

A IA pode examinar os diversos documentos relacionados à transação para localizar erros. Além disso, pode traduzir os dados de tais documentos em informações utilizáveis. Isso elimina grande parte do trabalho de due diligence relacionado a transações imobiliárias.

banner ebook 20 empresas

Esse é apenas um exemplo. Existem várias maneiras pelas quais a IA pode ajudar com as grandes quantidades de dados envolvidas nas transações imobiliárias modernas.

Pró #4 – Operação 24 horas

Todo mundo precisa dormir. É um dos aspectos mais básicos da vida humana. Mas também significa que há horas no dia que você não pode dedicar ao seu trabalho.

Isso não é um problema com as tecnologias de IA. Eles trabalham constantemente, sem a necessidade de fazer uma pausa.

Você pode definir uma série de tarefas manuais para uma IA realizar seu trabalho. Então, você pode deixá-lo fazer o que for necessário. O resultado final é uma entrega mais rápida e menos tempo gasto nessas tarefas.

Este também é um profissional particularmente útil para atendimento ao cliente. O uso de chatbots em sites tornou-se tão popular porque a tecnologia nunca dorme. Isso leva em conta diferentes fusos horários e permite que as pessoas obtenham ajuda, independentemente de quando iniciam a conversa.

Os contras da inteligência artificial

Você pode ver como a ascensão da IA oferece benefícios ao setor. No entanto, também causa algumas preocupações, especialmente em termos de custo humano.

Aqui estão alguns dos contras da IA no desenvolvimento imobiliário.

Contra nº 1 – Empregos perdidos

A IA pode lidar com muitas tarefas manuais que você precisa realizar antes de iniciar o desenvolvimento de um projeto. Tome como exemplo a pesquisa necessária para encontrar um local adequado. Isso geralmente requer horas de esforço de sua parte. Você também pode contratar um profissional imobiliário para ajudar no trabalho.

É esta última parte que talvez esteja sob ameaça da IA. Se uma IA puder cuidar do aspecto da pesquisa para você, então você não precisa contratar um corretor de imóveis. O resultado final é menos trabalho para o agente, o que tem um efeito grave nos seus rendimentos.

Além disso, substituir um agente por uma IA poderia causar ressentimento. Você pode descobrir que esse agente fica menos disposto a trabalhar com você na venda das propriedades que você desenvolve.

Numa escala mais ampla, a IA pode ameaçar empregos numa variedade de indústrias. A tecnologia pode substituir qualquer pessoa que trabalhe em uma função repetitiva. Por exemplo, os que trabalham no setor industrial podem descobrir que os seus empregos estão ameaçados devido à IA.

Con # 2 – Os altos custos
Implementar um sistema de IA não é um empreendimento de baixo custo. O software sozinho pode custar milhares de dólares. Além disso, você precisa de hardware que atenda a especificações elevadas para garantir que a IA continue funcionando corretamente.

Lembre-se de que uma IA absorve informações constantemente. Se não houver onde armazenar essas informações, elas se tornarão menos úteis para você. É provável que você tenha que investir mais pesadamente em soluções de armazenamento à medida que a IA continua aprendendo.

Além disso, a tecnologia de IA que temos hoje ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento. Virão melhorias na tecnologia atual, o que significa atualização constante de sua parte. Novamente, isso custa dinheiro.

Contra nº 3 – Sem criatividade
Alguns promotores imobiliários podem ver a IA como uma forma de reduzir os custos de concepção de edifícios. No entanto, é improvável que a IA seja útil para qualquer coisa que não seja a mais básica das estruturas.

Embora a IA possa aproveitar enormes quantidades de dados, não consegue replicar a criatividade humana. Por um lado, isso é uma vantagem. Isso significa que aqueles cujo trabalho tem um aspecto criativo têm menos probabilidade de serem substituídos por um robô.

No entanto, os promotores imobiliários não podem contar com a IA para cortar todos os custos de concepção de um edifício.

Uma IA não pode resolver um problema com o qual não está familiarizada. Precisa de treinamento constante. Mesmo assim, tem limites quando comparado ao cérebro humano.

Como você pode ver, a IA tem vários prós e contras. Por um lado, é uma ferramenta que economiza tempo e custos e que automatiza muitas tarefas manuais. É ideal para uso na análise de projetos, além de nunca parar. Uma IA pode funcionar pelo tempo que você precisar, sem fazer pausas.

Veja mais em: Guia Definitivo de 2023: Como Investir com Sucesso no Mercado Imobiliário.

No entanto, existe um custo humano potencial para o surgimento da IA. A sua capacidade de automatizar tarefas cria o potencial de desemprego generalizado. Além disso, uma IA tem limites. Você não pode confiar nele para criar da mesma forma que uma pessoa pode. Finalmente, os custos de implementação de um sistema de IA podem superar as poupanças de custos da sua utilização.

IA no Mercado Imobiliário Os Prós e Contras


Ainda assim, é claro que a IA desempenhará um papel importante nos setores imobiliário e de construção nos próximos anos. Como resultado, as universidades devem incluí-lo nos seus currículos. Infelizmente, muitos dos tutores de hoje não têm o conhecimento necessário para fazer justiça ao assunto.

Leia mais: Futuro do Mercado Imobiliário: Tendências e Previsões para 2024.

A Archistar está atualmente produzindo ferramentas de IA para ajudar em vários estágios do ciclo de vida da propriedade.

Se você quiser saber mais, entre em contato com um consultor Archistar hoje mesmo.

Inscreva-se na Newsletter

Seja atualizado sobre tudo que acontece no mercado imobiliário

Subscription Form

Mais para explorar

Lucrando com soluções de IA
Inteligência Artificial

Lucrando com soluções de IA

Entenda como as pessoas estão Lucrando com soluções de IA e ganhe mais conhecimento com nossos saiba mais.

Quer ter mais resultados no Mercado Imobiliário com a ajuda da Inteligência Artificial?

Conheça o método MILAGRE.AI

rafael milagre bio