O que IA significa no setor imobiliário?

O que IA significa no setor imobiliário?
Entenda O que IA significa no setor imobiliário? e ganhe mais conhecimento com nossos saiba mais.

Compartilhe esse post

Um fator significativo para o sucesso das operações e investimentos imobiliários é aproveitar os dados a seu favor. As aplicações de IA no setor imobiliário facilitam uma melhor tomada de decisões e você pode chegar a conclusões inesperadas com base em padrões de dados coletados por ferramentas de IA e de aprendizado de máquina.

Descubra O que IA significa no setor imobiliário?

Alguns dos elementos significativos do setor imobiliário que podem ser apoiados por meio de IA e tecnologia de aprendizado de máquina incluem:

Compra, venda e financiamento residencial – a IA imobiliária pode examinar milhões de documentos, incluindo informações pessoais dos proprietários, para obter a melhor visão sobre os valores das propriedades, as renovações realizadas na propriedade e os níveis de dívida. Levaria um número impossível de horas para coletar essas informações de forma independente.

Melhorar a segurança do edifício – ao combinar IA e análise com a segurança do edifício, você pode garantir que seus investimentos em propriedades comerciais estejam protegidos contra ameaças de roubo ou danos.

Gestão de propriedades – a IA pode ajudar a agilizar os processos de gestão de propriedades, como contabilidade de proprietários e comunicações com inquilinos.

O que IA significa no setor imobiliário?


Mas como a IA afetará o setor imobiliário e os agentes imobiliários ainda são necessários? Este guia discutirá os usos da IA no setor imobiliário com mais detalhes, com exemplos claros dos benefícios da IA para o setor imobiliário.

Aplicações de IA no setor imobiliário

Vamos discutir como você pode usar a inteligência artificial imobiliária comercial para informar decisões imobiliárias e melhorar a segurança de edifícios comerciais para proteger seus ativos. Aqui estão alguns dos casos de uso de IA no setor imobiliário.

Aproveitando dados para determinar o crescimento dos aluguéis
Um dos pontos de dados críticos que você pode usar a IA para melhorar é determinar o potencial de crescimento dos aluguéis. A tecnologia de investimento imobiliário de IA pode ajudá-lo a entender como aumentar os preços de aluguel para inquilinos. Também pode ajudá-lo a avaliar qual imóvel comercial lhe proporcionará o melhor retorno do investimento, auxiliando na sua decisão de investimento.

Existem infinitas variáveis quando se trata de fazer projeções de crescimento dos aluguéis. Ao usar IA para desenvolver dados complexos mais confiáveis, você pode ter certeza de que está tomando uma decisão com base em todos os dados disponíveis. Você pode usar IA em incorporações imobiliárias e imóveis comerciais para garantir que tomará as decisões de investimento corretas.

É claro que, quando se trata de fazer projeções com base em ferramentas de IA, você deve sempre agir com cautela. Ser conservador em suas decisões baseadas em IA mitigará qualquer um dos riscos associados à IA e à precisão do aprendizado profundo.

Usando IA para formular preços de imóveis

Um exemplo de caso de uso de IA imobiliária é o recurso ‘Zestimate’ nos sites de listagem múltipla da Zillow. O Zestimate usa as seguintes informações para avaliar um preço preciso para casas:

  • Recursos iniciais
  • Informações sobre renovação
  • Tendências do mercado imobiliário
  • Valores de venda de casas locais
  • Localização

Alguns outros dados que a IA para desenvolvimento imobiliário pode coletar para avaliar o valor preciso das casas incluem:

  • Taxas de criminalidade
  • Ligações de transporte
  • Fontes de luz
  • Escolaridade local
  • Exposição ao ruído
  • Desenvolvimento futuro
  • Tendências de compras na área.
  • O recurso Zestimate usa redes neurais, semelhantes ao funcionamento do cérebro humano, para desenvolver preços de casas usando IA de imóveis comerciais. A Zillow está atualmente usando esta tecnologia imobiliária comercial de IA para auxiliar em seu negócio de compra de casas com dinheiro, chamado de ‘Ofertas Zillow’.

Ao automatizar os processos mais demorados numa transação imobiliária, a IA e o setor imobiliário andam de mãos dadas, ajudando a mitigar o stress do processo de venda e compra de uma casa. No entanto, a IA no setor imobiliário substituirá os agentes imobiliários? Como não se pode confiar totalmente na IA, você deve usar soluções imobiliárias de IA com a supervisão de agentes imobiliários para obter eficácia máxima.

O que IA significa no setor imobiliário?


IA para geração de leads imobiliários

Desde a pandemia, a oferta de habitação atingiu mínimos históricos, enquanto a procura por habitação cresce. Os corretores imobiliários podem gastar muito tempo buscando leads com clientes em potencial não conversíveis. A IA e o setor imobiliário podem resolver esse problema.

A AI usa essas informações para ajudar os corretores imobiliários a encontrar leads que realmente pretendem comprar o imóvel. A Zillow usa exatamente esse princípio, implementando CRM baseado em IA. O algoritmo da Zillow também pode ajudar os compradores em potencial a ver propriedades relevantes em sua pesquisa de casa.

IA para marketing de conteúdo

Vimos o uso de IA para marketing de conteúdo no setor de comércio eletrônico. Chatbots e aplicativos de consumo de IA ajudam a personalizar a plataforma e encontrar mais conteúdo relevante para o consumidor. Essa tecnologia também está sendo adotada no setor imobiliário para ajudar as imobiliárias a fornecer aos compradores conteúdo customizado.

Táticas de vendas agressivas e tentativas de obter detalhes de contato podem desencorajar compradores em potencial, portanto, é essencial oferecer aos compradores uma maneira de responder às suas dúvidas sem o ambiente pressurizado. As imobiliárias podem fornecer respostas rápidas às dúvidas dos potenciais compradores enquanto avaliam o que procuram com chatbots. Algumas das informações que você pode coletar com seu chatbot incluem:

  • O orçamento do potencial comprador.
  • O tipo de imóvel que procuram.
  • Requisitos adicionais de propriedade (piscina, garagem ou espaço ao ar livre).
  • A localização desejada.
  • Seu sistema de IA trabalhará então para formular as propriedades que melhor se adequam à lista de verificação de propriedades dos compradores e facilitar sua busca. A IA também pode analisar dados de cliques em tempo real para melhorar continuamente sua estratégia de marketing de conteúdo personalizado.

IA e gerenciamento de propriedades
Uma das melhores IA para casos de uso imobiliário é a IA em gerenciamento de propriedades. A gestão de propriedades é um dos aspectos mais desafiadores da gestão de múltiplas propriedades para aluguel e habitações multifamiliares. A gestão de propriedades envolve o tratamento de muitas tarefas, incluindo:

Manter-se em dia com os pagamentos dos aluguéis e evitar atrasos nos aluguéis.
Gerenciar e resolver solicitações de manutenção de cada imóvel.
Comunicar-se com os inquilinos e manter registros das comunicações dos inquilinos.
Manter a segurança e as comodidades do edifício.

Contabilidade.

Estas são apenas algumas das tarefas que um gestor imobiliário, proprietário ou investidor imobiliário deve realizar regularmente. A IA no setor imobiliário comercial pode ser fundamental para automatizar muitas tarefas de gerenciamento de propriedades e reduzir a carga de trabalho do administrador de propriedades. A IA também pode ajudar a reduzir a margem de erro humano, que pode levar a erros contabilísticos, atrasos de aluguer ou disputas com inquilinos.

banner ebook 20 empresas

Processos simplificados de gerenciamento de propriedades por meio de IA
Aqui estão alguns dos processos de gerenciamento de propriedades que você pode simplificar usando a tecnologia de IA:

Comunicações com o inquilino – as comunicações com o inquilino podem ocupar uma parte significativa do tempo do gestor da propriedade. Um chatbot de IA pode fornecer respostas instantâneas às dúvidas dos inquilinos e determinar se essas dúvidas precisam da atenção do gerente da propriedade. Os chatbots de IA são fundamentais para evitar que o gerente da propriedade perca tempo respondendo a perguntas simples.

Geração de documentos de propriedade – o uso de IA no setor imobiliário pode facilitar a geração mais rápida de documentos para gestores de propriedades. Ele pode ajudar a digitalizar documentos em busca de campos ausentes, como assinaturas, e gerar documentos com base nas informações disponíveis.

Contabilidade do proprietário – a contabilidade é uma das tarefas mais demoradas para os gestores de propriedades. Acompanhar recibos e faturas e as transações deixam uma margem significativa para erro humano.

A IA imobiliária pode ajudar a remover essa margem de erro, e algumas ferramentas de contabilidade imobiliária de IA oferecem rastreamento digitalizado de recibos – basta digitalizar o recibo e o sistema irá armazená-lo para uso posterior. Para a contabilidade dos proprietários, a IA consolida os livros com mais precisão para os gestores de propriedades, levando a melhores insights sobre as mudanças e ajustes que você pode fazer para reduzir custos.

Lembretes – A IA pode ajudar a enviar lembretes automatizados aos inquilinos quando o aluguel estiver prestes a terminar ou quando o pagamento estiver vencido. Os gerentes de propriedades podem facilmente esquecer de enviar lembretes de pagamentos e datas de término do aluguel, causando complicações no futuro. A IA pode garantir que todos os pagamentos sejam feitos dentro do prazo e que os inquilinos saibam quando o aluguel termina.

O que IA significa no setor imobiliário?


Combinando IA com segurança comercial

A IA não está apenas transformando a forma como os agentes imobiliários obtêm informações valiosas para investimentos e determinam o crescimento dos aluguéis – ela também é fundamental para garantir que os ativos imobiliários permaneçam seguros. A segurança comercial pode ser aprimorada usando IA e análises. Esta seção cobrirá alguns dos principais usos da IA na segurança comercial.

IA e controle de acesso

A IA pode ser combinada com controle de acesso para garantir que dados anormais sejam detectados e alertas sejam acionados quando seu sistema detectar atividades suspeitas. Sem IA, dados anómalos e tentativas de entrada falhadas poderão passar despercebidos, uma vez que o pessoal de segurança não terá tempo para monitorizar continuamente os dados de controlo de acesso.

Ao disparar alertas quando são detetadas atividades suspeitas e dados anómalos, pode garantir que o seu edifício permanece protegido contra terceiros e utilizadores não autorizados, o que é fundamental para proteger os seus investimentos imobiliários.

IA e câmeras de segurança

As câmeras de segurança geralmente desempenham duas funções em seu sistema de segurança imobiliária comercial: ajudam a impedir o crime e ajudam a fornecer evidências em uma investigação, uma vez ocorrido um crime.

No entanto, com a IA, você pode aprimorar a função de suas câmeras de vigilância para incluir a detecção de atividades suspeitas e o acionamento de alertas para os administradores do sistema e equipe de segurança. Com esses alertas, é possível utilizar suas câmeras de segurança para prevenir crimes em sua propriedade e não apenas fornecer provas após o fato.

Veja mais em: Aprenda a usar IA e garanta seu trabalho.

Sua equipe de segurança tem outras responsabilidades e deveres que os impedem de monitorar consistentemente o feed de vídeo, o que significa que eles podem perder eventos críticos de segurança. A IA permite uma resposta mais rápida a incidentes e pode salvar o seu negócio imobiliário de perdas causadas por uma violação de segurança.

IA e verificação de identidade

Você pode usar IA com leitores de acesso de vídeo porteiro para validar a identidade dos usuários antes de entrarem no edifício. Os leitores de vídeo porteiro combinam feed de vídeo de alta definição com controle de acesso sem toque para fornecer autenticação multifatorial na entrada do seu edifício. Com a IA, você pode automatizar o processo de verificação de identidade e garantir que apenas usuários autorizados tenham permissão para entrar no prédio, eliminando a possibilidade de credenciais de acesso roubadas serem usadas para entrar no prédio.

Perguntas frequentes

Nesta postagem do blog, reunimos as principais informações sobre IA no setor imobiliário, mas ainda há muitas perguntas a serem respondidas. Aqui estão alguns deles:

Como a inteligência artificial pode ser usada no setor imobiliário?
A inteligência artificial é usada no setor imobiliário para coletar dados por meio de aprendizagem profunda, o que pode ajudar a estimar os preços das casas, o crescimento dos aluguéis e os níveis de endividamento dos consumidores para financiamento habitacional.

Quais são os exemplos de IA na vida real?

Usamos IA diariamente sem perceber. A IA é responsável pela curadoria de nossos feeds de mídia social, a IA ajuda no gerenciamento doméstico inovador e a IA é fundamental para a condução autônoma de automóveis. A IA transforma a forma como realizamos tarefas diárias em contextos domésticos e comerciais.

Como a IA é usada nos negócios?

A IA ajuda a simplificar várias facetas de um negócio. A IA realiza propósitos de aprendizagem profunda, realizando extensas pesquisas de dados. Usar IA em sua empresa também pode fortalecer os sistemas de segurança por meio de análises e reconhecimento facial.

A IA substituirá os agentes imobiliários?

Não num futuro próximo. A IA é simplesmente uma ferramenta que os agentes imobiliários podem usar para coletar dados online e melhorar a tomada de decisões de negócios. Os agentes imobiliários ainda são obrigados a tomar as decisões finais com base nas previsões fornecidas pela IA e a elaborar planos que mitiguem os riscos da precisão da IA.
A IA está revolucionando os processos cotidianos em diversos setores, e não é diferente no setor imobiliário. A IA está ajudando as empresas a terceirizar e automatizar tarefas pesadas e demoradas para reduzir o estresse das operações comerciais diárias.

Leia mais em: O que é engenharia reversa?.

O uso de IA no setor imobiliário pode ajudar no desenvolvimento de projeções de preços de aluguel e na determinação dos preços das casas. Você também pode implementar IA em investimentos em propriedades comerciais para garantir que um evento de segurança não danifique suas propriedades. Investir em IA para leads imobiliários pode ajudá-lo a aproveitar melhor os dados.

Inscreva-se na Newsletter
DOSE DIÁRIA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

E receba atualizações sobre IA todo dia no seu e-mail

Subscription Form

Mais para explorar

Lucrando com soluções de IA
Inteligência Artificial

Lucrando com soluções de IA

Entenda como as pessoas estão Lucrando com soluções de IA e ganhe mais conhecimento com nossos saiba mais.

Aprenda a criar soluções comIA, mesmo sem saber programar e começando do zero.

Conheça O PLANO 10K com IA em uma aula gratuita que vai acontecer no dia 21/03