O que é um agente imobiliário e o que ele faz?

O que é um agente imobiliário e o que ele faz?
Descubra O que é um agente imobiliário e o que ele faz? e ganhe mais conhecimento sobre o assunto.

Compartilhe esse post

Não há dúvida de que um corretor de imóveis confiável pode tornar a venda ou compra de uma casa mais fácil e menos estressante.

Mas o que faz um corretor de imóveis, exatamente?

Vamos explorar como um corretor de imóveis respeitável pode ajudá-lo a navegar com sucesso no mercado imobiliário e as medidas que você pode tomar para garantir a melhor parceria possível com seu corretor.

Descubra O que é um agente imobiliário e o que ele faz?

O Que é um Corretor de Imóveis? Corretores de imóveis são profissionais licenciados para organizar e auxiliar em transações imobiliárias, sendo frequentemente remunerados por comissão. Eles podem trabalhar de forma independente ou representando uma imobiliária ou outro corretor.

Existem três tipos de corretores de imóveis envolvidos na venda de um imóvel:

Agente de Listagem: Representa o vendedor em uma transação imobiliária. Agente do Comprador: Representa o comprador em uma transação imobiliária. Agente Duplo: Trabalha em nome do comprador e do vendedor.

Corretor de Imóveis vs. REALTOR® Embora os termos “corretor de imóveis” e “REALTOR®” sejam frequentemente usados de forma intercambiável, há diferenças entre eles. Resumindo, um REALTOR® é qualquer profissional do ramo imobiliário – seja agente, corretor, administrador de imóveis, avaliador ou outro profissional da área – que seja membro da Associação Nacional de REALTORS® (NAR).

O que é um agente imobiliário e o que ele faz?


O Que um Corretor de Imóveis Faz por Compradores e Vendedores? Um corretor de imóveis pode ser um recurso valioso na venda e compra da casa certa, tornando o processo eficiente e tranquilo do início ao fim. Vamos explorar o que um corretor de imóveis faz no dia a dia.

Oferece Conhecimento Especializado da Região Corretores de imóveis são profissionais que conhecem os valores das propriedades, escolas e bairros da área. Eles podem fornecer dicas úteis para ajudá-lo a vender sua casa ou encontrar uma propriedade adequada.

Eles também podem ajudar a precificar corretamente sua casa ou informar se uma propriedade considerada está mais cara que a média, graças ao seu conhecimento sobre preços na área e casas comparáveis, o que pode aliviar muito o estresse.

Cuida do Trabalho Pesado Entre trabalho e vida cotidiana, a maioria das pessoas não tem tempo para organizar inúmeras visitas ou procurar incansavelmente por casas e propriedades. Seu corretor de imóveis tem acesso a uma ampla gama de potenciais compradores, se você está vendendo, e inúmeras listagens, se está comprando, por meio do serviço de listagem múltipla (MLS) – e pode economizar seu tempo encontrando casas com visitas abertas dentro da sua faixa de preço.

Eles também podem usar suas preferências para encontrar casas com acesso a transporte público, piscina, ótimo distrito escolar – o que for mais importante para você.

Auxilia no Processo de Hipoteca Seja você comprador ou vendedor, seu corretor de imóveis pode ajudar. Quando se trata de ser pré-aprovado para um empréstimo, seu corretor provavelmente já lidou com vários credores hipotecários e pode ajudar a orientá-lo no processo de hipoteca.

Ser pré-aprovado para um empréstimo é um passo importante no processo de compra de uma casa, e ter um agente ao seu lado pode ser benéfico. Se você está vendendo sua casa, seu corretor trabalhará com agentes de listagem para garantir que potenciais compradores tenham sido pré-aprovados para uma hipoteca.

Como Encontrar o Corretor de Imóveis Certo para Você Assim que estiver pronto para escolher um corretor de imóveis, o próximo passo é encontrar um profissional que atenda às suas necessidades. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a escolher um agente de confiança.

Dica 1:

banner ebook 20 empresas

Converse com Amigos e Familiares Você conhece alguém que vendeu ou comprou uma casa recentemente? A publicidade boca a boca é uma das melhores maneiras de encontrar um bom corretor de imóveis. Não hesite em usar redes sociais para pedir que amigos e familiares compartilhem suas experiências com corretores locais. Como você passará muito tempo com seu agente, vale a pena escolher alguém que se conecte bem com pessoas cujas opiniões você confia.

Dica 2:

Faça Perguntas Ao se encontrar com um profissional imobiliário, faça perguntas sobre a área desejada para avaliar seu conhecimento, como:

  • Como os preços médios dos imóveis mudaram desde que o agente começou a trabalhar?
  • Quais áreas têm as maiores e menores taxas de criminalidade?
  • Quais áreas têm acesso mais fácil ao transporte público?
  • Como são as escolas na área?

Trabalhar com um corretor de imóveis que pode ensinar coisas sobre a área é útil, pois um dos principais motivos para contratar um agente é acessar seu conhecimento interno e conexões.

Você também pode pedir ao corretor para direcioná-lo a clientes anteriores, para que você possa falar diretamente com eles sobre suas experiências. Se um agente se recusar a oferecer qualquer tipo de testemunho ou referência de clientes anteriores, pode indicar que ele tem algo a esconder ou pode não conhecer a área tão bem quanto afirma.

O que é um agente imobiliário e o que ele faz?


Dica 3:

Verifique a Licença do Seu Agente A maioria dos estados exige que os corretores de imóveis se registrem em um conselho de licenciamento, onde podem ser registradas ações disciplinares ou reclamações. Antes de concordar em trabalhar com um agente, localize o conselho de licenciamento imobiliário do seu estado e pesquise sobre o agente. Verifique se a licença imobiliária está em dia, se têm um histórico limpo e se não há ações disciplinares pendentes em seu registro.


Dica 4:

Procure Flexibilidade Você prefere se comunicar apenas por mensagens de texto ou gosta de falar regularmente com seu agente por telefone? Você trabalha em horários não convencionais e precisa de um agente disponível para mostrar casas pela manhã ou à tarde? Você é um comprador de primeira viagem e prefere bastante orientação na escolha de propriedades, ou deseja que seu agente entre em contato apenas quando encontrar a casa perfeita?

Ao se encontrar com um agente, explique claramente qual tipo de comunicação você precisa. Escolha um agente que pareça feliz em trabalhar de acordo com seus termos.

Perguntas Frequentes Sobre o Trabalho de Corretores de Imóveis Vamos olhar algumas das perguntas mais frequentes sobre corretores de imóveis e suas funções.

Como um corretor de imóveis difere de um corretor imobiliário? Corretores imobiliários começaram suas carreiras como corretores de imóveis licenciados, mas eventualmente adquiriram experiência para ajudar pessoas em transações imobiliárias. Assim como um agente, um corretor pode auxiliar tanto compradores quanto vendedores, mas tem a capacidade adicional de garantir que as transações sejam legais, que toda a documentação esteja corretamente preenchida e que as finanças sejam corretamente registradas e relatadas.

Veja mais em: Dicas e técnicas de vendas imobiliárias.

Como corretores de imóveis ganham dinheiro? Em vez de um salário típico, corretores de imóveis ganham sua renda por comissão. Quando um agente do vendedor e um agente do comprador trabalham juntos na venda de uma casa, eles dividem a comissão, que é uma porcentagem do preço de venda.

O que é um agente imobiliário e o que ele faz?


Leia mais em: 12 Táticas Imobiliárias que faz Aumentar Gasto.

Vale a pena trabalhar com um corretor de imóveis? Embora seja definitivamente possível comprar ou vender uma casa sem a ajuda de um corretor de imóveis, você pode descobrir que trabalhar com um agente pode reduzir seu estresse ao longo do caminho. Corretores de imóveis podem ajudar em várias coisas, incluindo conhecimento da área local e do processo de hipoteca, negociações, documentação, fechamento e mais.

Inscreva-se na Newsletter
DOSE DIÁRIA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

E receba atualizações sobre IA todo dia no seu e-mail

Subscription Form

Mais para explorar

Lucrando com soluções de IA
Inteligência Artificial

Lucrando com soluções de IA

Entenda como as pessoas estão Lucrando com soluções de IA e ganhe mais conhecimento com nossos saiba mais.

Aprenda a criar soluções comIA, mesmo sem saber programar e começando do zero.

Conheça O PLANO 10K com IA em uma aula gratuita que vai acontecer no dia 21/03