Inteligência Artificial no Mercado Imobiliário: Exemplos práticos

inteligência artificial no mercado imobiliário
Porque o mercado imobiliário está acelerando a adoção de Inteligência Artificial? Descubra 6 aplicações da IA no setor imobiliário.

Compartilhe esse post

A inteligência artificial está causando uma revolução no mundo. Ela já está impulsionando veículos autônomos, identificando locais ideais para lojas de varejo e detectando células cancerígenas em estágios iniciais. A indústria imobiliária não ficou para trás nessa revolução.

A IA está conquistando espaço no mercado imobiliário, com corretores de imóveis adicionando algoritmos e fluxos de dados em seus processos de tomada de decisão.

No entanto, antes que as empresas imobiliárias possam avançar para uma adoção plena da IA, é importante dar um passo atrás e visualizar o quadro geral para responder a essas perguntas importantes:

Por que o mercado imobiliário está acelerando a adoção da IA?
Quais processos do mercado imobiliário serão significativamente transformados pela IA?

Essas são boas questões iniciais para a análise de hoje. Continue lendo e descubra como a consultoria em IA pode mudar o mercado imobiliário!

ia no mercado imobiliario


O mercado imobiliário atual e como está a implementação de Inteligência Artificial

O primeiro de uma infinidade de usos da IA no setor imobiliário ocorreu em 2018 após uma negociação imobiliária impulsionada por IA. O resultado dessa transação foi a aquisição de dois imóveis na Filadélfia nos Estados Unidos avaliados em 26 milhões de dólares. Os prédios foram comprados utilizando um algoritmo de IA chamado “detecção breve para o mercado”.

Isso aconteceu após a avaliação de inúmeros dados de mercado para estabelecer se o imóvel tinha potencial de compra. Esses pontos incluíam:

  • Valor financeiro do imóvel.
  • As características do imóvel e indicadores-chave de desempenho. Os famosos KPI’s.
  • A probabilidade de catástrofes naturais na região.
  • O estoque das unidades prestes a serem lançadas.
  • O estado do mercado imobiliário local.

Hoje, a inteligência artificial no setor imobiliário saiu das sombras e está em alta. De acordo com a Deloitte, os gastos com inteligência artificial atingirão US$ 97,9 bilhões até 2023, o que representa um grande salto em relação aos anos anteriores. A Deloitte também prevê um cenário em que as tecnologias de IA se tornarão em breve algo bem comum no mercado.

Isso significa que as empresas que já adotaram a IA terão uma boa vantagem competitiva, enquanto aquelas que ainda não fizeram darão passos gigantescos nessa direção.

De acordo com o Relatório de Inovação CRE 2020, cerca de 49% dos executivos do setor imobiliário comercial reconhecem que a IA pode proporcionar eficiências operacionais e economias significativas no orçamento.

Por outro lado, 43% acreditam que ela pode causar um impacto enormemente disruptivo no mercado imobiliário.

Entre os principais benefícios proporcionados pelas tecnologias imobiliárias impulsionadas por IA estão:

  • Melhoria de processos
  • Aperfeiçoamento dos produtos e serviços existentes
  • Obtenção de vantagem competitiva

Esses benefícios contribuem significativamente para a geração de receita e o desempenho geral dos negócios. De fato, uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company revelou que 63% das empresas (em qualquer setor) registraram um aumento na geração de receita após a implementação da IA.

Agora, vamos descobrir quais áreas do setor imobiliário podem se beneficiar da Inteligência Artificial.

Aplicações da IA ​​no setor imobiliário

Aqui estão seis maneiras que a inteligência artificial está transformando o setor imobiliário:

Geração de Leads

Os corretores de imóveis enfrentam dificuldades para gerar leads qualificados para suas captações.
Muitas vezes, você acaba gastando várias horas em interações com clientes que não têm interesse real em fechar negócio. É aí que entra a inteligência artificial, que identifica os melhores leads potenciais com base nos dados coletados a partir de visitas ao site, páginas de destino e marketing digital.

Vamos pegar o exemplo do Zillow. Esse gigante do mercado imobiliário americano utiliza um CRM impulsionado por IA que avalia vários dados para identificar leads promissores, com uma real intenção de comprar um imóvel, a partir dos visitantes de seu site. O algoritmo também é capaz de descobrir o tipo de imóvel que o cliente está procurando.


Marketing de conteúdo

As empresas de e-commerce já estão colhendo os benefícios de aplicativos e chatbots para consumidores impulsionados por IA.

As imobiliárias também estão avançando nessa direção, utilizando a mesma tecnologia para fornecer conteúdo personalizado diretamente para os clientes.

O papel dos chatbots no marketing é bastante evidente, pois isso influencia o futuro do setor imobiliário. De acordo com a Real Estate Trainer, os corretores de imóveis devem responder às consultas de potenciais clientes em até cinco minutos. Também afirma que mais de 78% dos potenciais leads ficam com o corretor de imóveis que responde primeiro.

Os chatbots impulsionados por IA podem responder a perguntas frequentes dos clientes sem enviar mensagens de venda insistentes ou fazer esforços frenéticos para ter os detalhes de contato de um cliente. Os chatbots podem ser usados no setor imobiliário para fazer as seguintes perguntas aos clientes:

  • Que tipo de casa eles preferem?
  • Qual é o orçamento deles?
  • Qual é a localização preferida do imóvel?

Uma ótima exemplo de uma empresa imobiliária que utiliza a IA para o marketing de conteúdo é a PropertySimple.

Essa ferramenta de marketing imobiliário focada em mídias sociais cria anúncios criativos de imóveis em várias plataformas. Em seguida, utiliza a tecnologia de IA para exibir os anúncios para os clientes certos. Ela também fornece feedback com dados de desempenho em tempo real sobre cliques, visualizações e demografia.

banner ebook 20 empresas

Análise de imóveis e avaliação futura

Qual é o preço certo para comprar uma casa hoje para vendê-la com lucro amanhã?

Essa é uma questão na mente de todas as empresas imobiliárias focadas em investimento. Fazer uma avaliação de um imóvel existente e prever seu valor futuro no mercado é um trabalho difícil. O preço depende de uma infinidade de fatores e pode mudar de uma vez só.

Portanto, um corretor pode não conseguir acompanhar todos os pequenos detalhes. É aqui que a IA no setor imobiliário é bastante útil.

Quanto mais informações os corretores imobiliários puderem fornecer a seus clientes em potencial, maior a chance de fechar negócios. As tecnologias de IA podem ajudar as empresas imobiliárias a fornecer informações corretas e detalhadas sobre uma casa ou apartamento a um cliente.

Para perfilar um anúncio de um imóvel, a inteligência artificial no setor imobiliário combina dados de mercado existentes, bem como informações públicas, incluindo:

  • Taxas de criminalidade
  • Meios de transporte
  • Distúrbios sonoros
  • Escolas
  • Desenvolvimento futuro no cenário de entretenimento e restaurantes
  • Tendências de compra

A IA pode, por exemplo, verificar os anúncios de corretores para casas “ensolaradas” avaliando as disparidades de luz sazonal e a hora do dia em que o imóvel permite a entrada da maior quantidade de luz solar.

A Inteligência Artificial no setor imobiliário também pode permitir que as empresas saibam qual é o melhor momento para comprar ou vender um imóvel e prever os preços futuros de venda ou aluguel.

Ela também pode empregar um algoritmo de regressão que considera características do imóvel, como tamanho, idade, número de quartos e decoração da casa, para chegar a uma faixa de preço viável.

inteligência artificial no mercado imobiliário


Busca e recomendação de casas e apartamentos

Aplicativos de busca de casas e apartamentos usam filtros de busca avançados, como localização, preço, número de quartos e tamanho, entre outros. Mas ainda é difícil encontrar um imóvel devido aos muitos filtros inadequados.

A IA no setor imobiliário pode ajudar os clientes a fazer escolhas adequadas, reduzindo sua busca a critérios menores e importantes. Isso porque os motores de sugestão de imóveis impulsionados por IA funcionam da mesma maneira que outros motores de sugestão de produtos, como o Amazon Personalize recentemente lançado.

Eles avaliam suas preferências de imóveis e oferecem as melhores opções disponíveis.

Uma outra plataforma imobiliária americana chamada Trulia emprega a personalização impulsionada por IA para oferecer recomendações de imóveis.

O site avalia as preferências do cliente e outras informações relacionadas para fazer sugestões. Ele pode mostrar o imóvel certo com base em uma pesquisa específica, como “imóveis com garagem ou quintal” ou “casas com piscina”. Ao coletar dados e combiná-los com frases populares de busca de imóveis, a IA acelera a busca por apartamentos com as melhores recomendações adequadas. Veja como o aplicativo Trulia funciona:

Vídeo de como funciona o portal imobiliário americano Trulia

Gestão da Carteira de Imóveis

A gestão de imóveis alugados é uma tarefa exigente. Tem muita coisa envolvida nesse processo, incluindo aplicações e transações de aluguel, geração de contratos de aluguel e vários outros processos. As tecnologias de IA podem ajudar a otimizar o gerenciamento de imóveis de várias maneiras. Esses incluem:

Criação documentos de forma automática, permitindo que os corretores de imóveis se concentrem em outras tarefas. A AI também pode digitalizar documentos de imóveis em busca de erros, como campos vazios, assinaturas ausentes e assim por diante. Acredito que o modelo de linguagem que esteja mais perto disso hoje é o Claude.ai .

A aplicação de assistentes com Inteligência Artificial e chatbots pode aumentar a comunicação entre proprietários, locatários e quem faz a administração dos imóveis. Os chatbots podem responder adequadamente a perguntas comuns dos locatários e também enviar automaticamente contas de serviços públicos e avisos.

A IA pode cuidar da tarefa de contabilidade. Ele pode manter registros de transações de aluguel, contas a pagar e contas a receber. Também pode atualizar os pagamentos de impostos.

passeios virtuais

A pandemia de covid-19 afetou o mercado imobiliário de todo o mundo. Por esse motivo muitas imobiliárias tiveram que recorrer a tecnologia e a digitalização de processos. 

Com isso, os passeios virtuais se tornaram algo comum e uma inovação necessária.

A tecnologia alimentada por IA permite que os clientes desfrutem de visualizações 3D das casas e apartamentos sem pisar no local do imóvel. 

Possuir recursos como zoom-in, descrições dos imóveis e visão 360 graus foi muito útil, especialmente para imóveis que ainda estão na planta. O famoso “call” também se popularizou e as reuniões passaram a acontecer online.

A empresa Realsee está muito a frente em termos de passeios virtuais com uma tecnologia empoderada por IA. Dê só uma olhada na sua ferramenta em ação:

Plataforma de Tour Virtual com realidade aumentada e inteligência artificial

Considerações finais sobre IA no mercado imobiliário

É evidente que a adoção da IA ​​no mercado imobiliário está ganhando ritmo a cada dia. Os corretores de imóveis agora podem usar algoritmos de IA para identificar melhores leads e fechar negócios. E para os investidores, a IA pode ajudar a determinar o momento certo para comprar ou vender um imóvel.

Se você opera no setor imobiliário e deseja melhorar seus resultados com soluções baseadas em IA, aproveite para me seguir nas redes sociais.

Inscreva-se na Newsletter

Seja atualizado sobre tudo que acontece no mercado imobiliário

Subscription Form

Mais para explorar

IA no desenvolvimento infantil
Inteligência Artificial

IA no desenvolvimento infantil

Leia e descubra como esta o IA no desenvolvimento infantil e ganhe mais conhecimento com nossos saiba mais.

Transformando Chatbots em 2024
Inteligência Artificial

Transformando Chatbots em 2024

Leia e entenda como estão Transformando Chatbots em 2024 e ganhe mais conhecimento com nossos saiba mais.

Quer ter mais resultados no Mercado Imobiliário com a ajuda da Inteligência Artificial?

Conheça o método MILAGRE.AI

rafael milagre bio